O que vai mudar quando nova concessionária assumir água e esgoto de municípios alagoanos?

COMPARTILHE
Por: Com assessoria  Data: 29/08/2022 às 11:24
Fonte de Imagem: Reprodução

A concessionária Águas do Sertão (formado pela Conasa Infraestrutura e Allonda Ambiental) – vencedora do Leilão dos serviços de saneamento do Bloco B em Alagoas – composto por 34 municípios da Bacia Leiteira e Serrana , começa operar oficialmente no próximo dia 1º de setembro.

Apesar da programação de longo prazo prevista em contrato, muitos benefícios poderão ser percebidos logo nos primeiros dias de operação. Com um time de aproximadamente 400 colaboradores contratados, de imediato, a Águas do Sertão chega para proporcionar, em conjunto com a Casal, uma melhor prestação de serviços à população, com uma estrutura de atendimento nos 34 municípios, lojas padronizadas e climatizadas, trazendo mais conforto e acesso aos serviços. Além desse atendimento presencial qualificado, o consumidor contará também com pontos de autoatendimento e diversos canais (0800, Site, Whatsapp e chatbot), com possibilidade de pagamento por PIX ou cartão (crédito ou débito). Tudo isso para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Outra inovação é a digitalização do processo de leitura, garantindo maior integridade dos dados de faturamento e trazendo agilidade ao processo, além do débito automático para correntistas do Banco de Brasil e Caixa Econômica Federal.André Velloso, também diretor da Águas do Sertão, destaca que a concessionária trabalha em parceria com o Governo de Alagoas e a Casal para que a transição ocorra da melhor forma possível. “Juntos, acreditamos que podemos transformar o caso alagoano em um exemplo para os demais estados brasileiros na trajetória para o alcance da universalização do saneamento”, diz. “Por meio do acesso ao saneamento básico, nosso objetivo é ajudar a ressignificar o Sertão alagoano, permitindo que todo o potencial econômico da região possa ser despertado, além de beneficiar setores como educação e saúde”, completa Antonio Hercules Neto.

Veja também

Nova concessionária assume água e esgoto de São Miguel dos Campos, Penedo, Palmeira e mais 31 localidades a partir da quinta, dia 1º

Tarifas
A chegada da concessionária não produzirá alteração no plano tarifário da região, cujo índice considera o percentual dos custos da água fornecida pela Casal, mão-de-obra, produtos químicos e energia elétrica, conforme estabelece a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445). A tabela com os valores pode ser consultada no site www.aguasdosertao.com.

Além disso, a previsão é expandir a base de clientes beneficiados pela tarifa social, que corresponde a um desconto de 50% na tarifa residencial para até 20 metros cúbicos de consumo por mês. De acordo com a Lei Estadual (Resolução ARSAL Nº 12 DE 30/03/2022), têm direito ao benefício pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no CadÚnico. Quem já possuía a tarifa social no cadastro da Casal seguirá com o desconto e novos clientes poderão solicitar o benefício nos postos de atendimento da Águas do Sertão (consulte documentos necessários no site www.aguasdosertao.com).