Essa é a segunda semana consecutiva que começa com uma grande quantidade de registros deste crime
O primeiro domingo de 2024, dia 7 de janeiro, foi marcado por uma alta no número de casos de violência contra a mulher. Nas últimas 24h, foram 10 ocorrências do tipo em todo estado. As informações são do boletim da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), que são divulgadas diariamente.
Número de violência contra a mulher aumenta no primeiro domingo de 2024
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Essa é a segunda semana consecutiva que começa com uma grande quantidade de registros deste crime, uma vez que, no Ano Novo, foram oito. A tendência foi a mesma do que aconteceu no feriado do Natal de 2023, quando a Polícia Militar (PM) registrou sete casos do tipo.
O domingo da semana anterior ao feriado natalino, dia 17 de dezembro, teve o mesmo número de ocorrências. E, antes disso, no dia 26 de novembro, foram contabilizadas nove situações deste crime.
Em 2023, de acordo com dados da Polícia Civil coletados até 20 de dezembro, foram presos 1.917 suspeitos envolvidos neste tipo de crime; só na capital alagoana foram realizadas 545 prisões.
Tapa no rosto da mãe
Após chegar embriagado em casa, um homem de 40 anos agrediu a própria mãe com um tapa no rosto. Segundo o relato da vítima à PM, ela contou que deu um tapa na boca do suspeito por ter entrado na residência falando palavrão e foi agredida em resposta. A mulher contou ainda que, sempre que ele chega bêbado, quer agredi-la.
O caso aconteceu no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O homem foi levado à Central de Flagrantes, onde ficou preso.
Não aceitou o fim
Uma mulher de 30 anos registrou uma denúncia contra o ex-companheiro, que não teria aceitado o término do relacionamento. De acordo com a vítima, ele voltou à casa dela, discutiu, a ameaçou e a agrediu. Ele fugiu, mas retornou ao local quando a PM levava a vítima à Central, para registrar o boletim de ocorrência.
O suspeito, de 26, recebeu voz de prisão, foi algemado e levado à Central, onde foi autuado por lesão corporal dolosa, com base em violência doméstica, e ameaça. O caso aconteceu no residencial Parque Petrópolis III, no bairro Petrópolis, parte alta de Maceió.
Soco na boca
No Centro da Barra de São Miguel, Litoral Sul de Alagoas, um homem de 31 anos teria chegado em casa com sinais de embriaguez e alterado, e agrediu a mulher, de 39, com um soco na boca. Ambos foram levados à Central, onde o suspeito foi autuado por lesão corporal dolosa e preso.
Agressão em Satuba
Uma mulher de 34 anos acionou a polícia após ser agredida pelo companheiro e que, de acordo com ela, não havia sido a primeira vez. Os militares a encontraram com um hematoma no olho na casa da vizinha. O caso aconteceu no Centro de Satuba, Região Metropolitana de Maceió.
Pouco antes, a PM havia sido acionada pelo próprio suspeito, de 34, que teria dito que foi agredido pela companheira. Ele foi autuado por lesão corporal contra a mulher.
Gestante ameaçada com faca
Uma mulher de 41 anos, que está grávida, estava na rua, segundo a PM, “temendo pela integridade física”, caso o suspeito a atacasse novamente. O caso aconteceu no conjunto Graciliano Ramos, parte alta da capital. O homem, de 35, teria a ameaçado com uma faca e a agredido com empurrões, além de pressionar a barriga para interromper a gravidez, já que não é pai do bebê.
Ele teria xingado a vítima com palavras de baixo calão, e foi preso por violência contra a mulher.
Ameaça de morte
Uma denúncia de agressão foi registrada na Garça Torta, Litoral Norte de Maceió. A vítima, uma mulher de 29 anos, contou que o companheiro a agrediu e a ameaçou de morte, caso chamasse a polícia. Ela estava com alguns arranhões no braço e uma escoriação na testa. O homem foi autuado e preso.
Objetos quebrados em casa
No Centro do município de Paulo Jacinto, a PM foi acionada para uma ocorrência de violência doméstica. O suspeito, marido da vítima, havia quebrado vários objetos da casa e fugiu do local. Ele foi preso quando voltou para a residência, dirigindo o carro com sinais de embriaguez.
Separação rejeitada
Mais uma ocorrência envolvendo uma separação que não foi aceita. Uma mulher de 21 anos decidiu se separar do companheiro, porém, ele não aceitou. Por isso, ele começou a persegui-la. No domingo, o suspeito quebrou a porta da frente da casa dela e a ameaçou. O homem fugiu e não foi encontrado.
Pai intervém em agressões
Uma mulher contou que foi agredida com três socos no rosto na porta da casa da mãe pelo ex-companheiro. O pai da vítima precisou intervir para evitar que a situação se agravasse. O suspeito foi agredido pelo pai e irmão da ex e apresentava lesões no rosto, cabeça e perna. O caso aconteceu na zona rural de Coité do Nóia.
Pai e mãe agredidos pelo filho
Em Rio Largo, na Região Metropolitana, a PM foi acionada por uma mulher de 54 anos que contou que ela e o marido foram agredidos fisicamente pelo filho de 24 anos. O jovem teria um histórico com drogas e estaria bastante agressivo no local. A polícia invadiu a casa e deu voz de prisão ao suspeito.