Quase dois mil acusados de violência contra a mulher foram presos em Alagoas este ano

Por: Ascom PC  Data: 21/12/2023 às 07:36

Faixa etária predominante das vítimas é de 20 a 29 anos

Quase dois mil acusados de violência contra a mulher foram presos em Alagoas este ano

Os dados revelados pela Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher indicam que, durante este ano, foram requeridas 5.520 medidas protetivas de urgência no Estado, sendo 2.933 somente em Maceió.

Quase dois mil acusados de violência contra a mulher foram presos em Alagoas este ano

Ao todo, em Alagoas, foram presos 1.917 envolvidos em violência contra a mulher. Em Maceió foram 545 prisões.

As estatísticas mostram que os crimes de maior incidência foram ameaça (28%), lesão corporal (21%), injúria (11%), descumprimento de medida protetiva (6%) e difamação (5%). A faixa etária predominante das vítimas é de 20 a 29 anos, em 31% das ocorrências.

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher delegada Ana Luíza Nogueira, explica que o alto número de requerimentos de medidas protetivas de urgência representa maior confiança da sociedade nos órgãos de segurança pública e, sobretudo, menor tolerância das vítimas com relação à violência doméstica.

PC-AL

“Isso também se percebe com relação aos crimes de maior incidência. Tanto é que os de maior frequência são crimes de menor intensidade, a exemplo da ameaça, que figura no topo com 28% das ocorrências”, afirma a delegada.

Ana Luíza Nogueira reforça que os indicadores mostram uma menor tolerância aos crimes contra as mulheres que estão tentando romper o ciclo espiral da violência.

Outro dado importante, segundo ela, é a faixa etária predominante das vítimas, de 20 a 29 anos, representando 31% de todas as ocorrências. “Isso indica que as novas gerações estão mais conscientes acerca dos direitos igualitários das mulheres”, concluiu a delegada.