Ministério Público ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer da sentença
Terminou na noite desta quinta-feira, dia 9, depois de quase 12 horas, o julgamento de Alex Sandro Honório da Silva e Cícera Maria dos Santos, respectivamente pai e madrasta de Allexia Sophia, acusados da morte da criança de apenas 5 anos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia, assista
O julgamento foi considerado um dos mais angustiantes dos últimos tempos e aconteceu no auditório Joubert Câmara Scala, no Fórum Desembargador Moura Castro, em São Miguel dos Campos.
O casal foi acusado de submeter a criança a maus-tratos severos, que culminaram em sua morte. Reveja: Morre no HGE criança agredida pelo pai e madrasta em São Miguel dos Campos
Segundo as investigações, lideradas pelo delegado João Marcello, na época titular da 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, Allexia foi vítima de agressões físicas desmedidas por seu próprio pai. O inquérito revelou que a menina foi submetida a castigos corporais, resultando em lesões graves em seu corpo.
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia, assista
As circunstâncias que antecederam a morte da criança são ainda mais perturbadoras. Allexia teria sido punida pelo pai após defecar e urinar na cama involuntariamente. Os dias subsequentes teriam sido marcados por repetidas agressões, mesmo diante da persistência do problema de incontinência da criança.
No dia 16 de julho de 2022, Allexia foi levada em estado crítico à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Miguel dos Campos, onde foram constatadas múltiplas equimoses em seu corpo, segundo as investigações da Polícia Civil.
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia, assista
Transferida em caráter de urgência para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, a menina veio a óbito no dia 19, ainda segundo as investigações, em consequência dos ferimentos sofridos.
Allexia foi vítima de tromboembolismo pulmonar, de acordo com o laudo da morte, confirmado pela polícia.
O indiciamento e prisão do casal apontava Alex Sandro pela prática das lesões diretamente, e Cícera Maria, por ser garantidora legal da integridade da criança e por não comunicar o ocorrido às autoridades.
Contudo, o desfecho do julgamento, presidido pela juíza Laila Kerckhoff, titular da 4ª Vara, pegou a todos de surpresa. O júri popular absolveu tanto o pai quanto a madrasta de Allexia Sophia.
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia, assista
A decisão gerou comoção e revolta e, através de redes sociais, dezenas de pessoas se pronunciaram falando da sensação de impunidade diante da morte da criança de apenas 5 anos.
O Ministério Público ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recorrer da sentença.
O júri foi acompanhado pelo repórter Leonardo Santana, que traz com exclusividade as imagens do momento da leitura da sentença, as palavras do advogado de defesa, Álvaro Costa e do réu, assista:
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia, assista
Júri Popular absolve pai e madrasta por morte de Allexia Sophia