Prevenção a obesidade: CRF conta história de farmacêutica que foi obesa e hoje é dançarina fitdance

Por: Ascom CRF Alagoas  Data: 11/10/2023 às 13:37

Uma pesquisa apresentada pela Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) em junho de 2023 pontuou que a obesidade entre os jovens de 18 a 24 anos dobrou de 2022 a 2023, atingindo mais de 17,1% dos jovens brasileiros.

No dia nacional de prevenção da obesidade, o CRF/ conta a história da farmacêutica Joyce Fernandes que era uma jovem obesa.

Aos 23 anos ela chegou a pesar 107 kg, e sofreu muito preconceito por conta do excesso de peso. “Eu engordei muito, todos aos meu redor diziam que estava muito forte, mas eu não queria acordar. Meu noivo me xingava e chegou a me trair por conta do meu peso, foi então, que eu decidi que precisava mudar a minha vida”.

História de farmacêutica que foi obesa e hoje é dançarina fitdance

O grau de obesidade de Joyce era um e a médica disse a ela que havia como recuperar o corpo porque ainda estava jovem, e então ela iniciou o processo da dieta.

De acordo com ela, foram seis meses de comida saudável combinada com exercício aeróbico duas vezes ao dia. “Eu consegui reduzir 30 kg com a reeducação alimentar e exercício físico”.

Ela revela que o seu maior desafio foi provar as pessoas que estavam ao seu redor que eu ia conseguir perder o peso. “Eu abri mão das minhas guloseimas, fiquei muito mal humorada, chorei, me senti incapaz muitas vezes porque o meu sentimento era de solidão já não tinha apoio dos meus familiares”.

Neste processo ela conheceu o fitdance e decidiu se dedicar a dança. Logo depois, Joyce engravidou e engordou 16kg e segundo ela, ficou neurótica com o aumento de peso e após quatro meses, perdeu o bebê.

Foi então que veio a segunda gravidez e desta vez foram 27kg a mais. “Na segunda gravidez, eu me permiti comer tudo o que eu gosto e quando o meu filho completou um ano e voltei a minha rotina de treinos em casa porque ele nasceu no período da pandemia e eliminei os 27kg que ganhei. Hoje, meu peso é 75kg”.

E depois de todo esse processo, a farmacêutica afirma que a sua autoestima mudou, que diariamente posta suas fotos dos treinos como incentivo para outras mulheres. “Eu recebo muitos elogios e mensagens de outros mulheres dizendo que sou inspiração para elas. A minha vida mudou completamente, sou outra pessoa, eu me amo de uma forma tão intensa porque sei que hoje sou capaz de enfrentar todos os desafios que a vida me mostrar”.

História de farmacêutica que foi obesa e hoje é dançarina fitdance

Obesidade
É considerado obeso, aquele indivíduo que apresenta o Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30. Esse cálculo é feito na divisão do peso pela altura ao quadrado.