Um jovem, filho de ex-catador de recicláveis e empregada doméstica, foi aprovado em Oxford (Reino Unido), uma das melhores universidades do mundo. “Se sou possível, é por causa deles”, agradeceu o jovem, de 23 anos.
Filho de catador e doméstica passa em Oxford
Giancarlo Gama é de Cabreúva, a 87 quilômetros de São Paulo, capital. Ele foi passou no mestrado em Políticas Públicas na escola de Governo de Oxford. Cientista político, o estudante está determinado a desenvolver pesquisas que se revertam em melhorias para os vulneráveis aqui no Brasil.
“Em setembro, embarco para ficar 10 meses na Inglaterra, aprendendo como criar governos e políticas que transformem a sociedade”, contou o brasileiro, que desde pequeno sonhava em ser político para melhorar a vida das pessoas.
Conquista coletiva e familiar
Para Giancarlo, a conquista dele não é resultado de um esforço pessoal. “Essa conquista é coletiva”, afirmou o jovem sobre a aprovação em Oxford.
Ele lembra do pai, que precisou complementar a renda de casa vendendo recicláveis para que ele e os três irmãos estudassem. O transporte, vinha do dinheiro do salário da mãe: “E da minha mãe, que tirava do que ganhava como empregada para eu pagar o ônibus”, ressaltou.
Giancarlo lembrou ainda dos meus irmãos, que com os primeiros salários deles ajudaram em casa.
Voltar para fazer mais
Giancarlo Gama sonhava em ser político desde os 12 anos para mudar a vida das pessoas da região onde mora. E foi eleito vereador de Cabreúva pelo PSC. Ele usou as redes sociais para falar da conquista de ser aprovado em Oxford.
“Fizemos história e silenciamos aqueles que diziam que não sabíamos o que estávamos fazendo. Como resultado, chamamos a atenção de Oxford mostrando o quão gigante o poder da esperança na política pode ser.”
Segundo o jovem, o objetivo dele é ir além do que é executado no país. “Somos um sonho coletivo por uma política melhor, que deu certo”, disse. “Tem como fazer diferente. E vamos voltar para fazer mais.”
Filho de catador e doméstica passa em Oxford
Giancarlo viaja em setembro e fica até julho de 2024. “Está recomeçando. Eu volto daqui a pouco, com mais sede do que nunca. Para desafiar o impossível de novo. Dessa vez, maior ainda. Com o poder da esperança e a força da coragem.”
Vamos ajudar Hayêssa
Hayêssa é do interior do Maranhão e acaba de ser aprovada em cinco universidades nos Estados Unidos!
Ela ganhou uma bolsa de U$ 40 mil, mas esse valor não cobre todos os custos que precisa para se manter por 1 ano no país. A vaquinha é para custear esse primeiro ano, já que depois ela poderá trabalhar.