A Meta anunciou uma série de medidas para aumentar a restrição de conteúdos considerados nocivos para adolescentes no Facebook e no Instagram.
Entre as novidades, a empresa aplicou uma configuração automática para limitar as sugestões de conteúdo a menores de 18 anos e incluiu novos filtros durante a pesquisa por temas sensíveis, como suicídio e transtornos alimentares.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Facebook e Instagram aumentam restrições de conteúdo para adolescentes
A gigante das redes sociais informa que consulta especialistas nas áreas de psicologia, saúde mental e desenvolvimento de adolescentes para tomar as decisões que envolvem os menores de idade e quais materiais podem ser considerados inapropriados para usuários nessa faixa etária.
Configurações automáticas para adolescentes
Facebook e Instagram vão ajustar todos os perfis de adolescentes automaticamente para as configurações que aumentam a restrição de conteúdo nas redes — o recurso já era ativado por padrão para todas as novas contas, mas agora atinge perfis já existentes.
Ferramentas como o “Controle de Conteúdo Sensível” do Instagram e o “Reduzir” do Facebook limitam o acesso a publicações e contas potencialmente sensíveis nas áreas de pesquisa dos apps, mas ainda podem ser desativados manualmente por cada indivíduo.
Além disso, as redes pretendem diminuir a exposição de assuntos considerados sensíveis para jovens. A empresa usa o exemplo de alguém que comenta a luta contra pensamentos de automutilação: publicações do tipo não serão exibidas para adolescentes no Feed e nos Stories, mesmo que a pessoa siga quem poste isso. É uma medida drástica, justificada pela Meta por ser “um tema complexo e não necessariamente adequado para todos os jovens”.
Facebook e Instagram aumentam restrições de conteúdo para adolescentes
Resultados restritos da pesquisa
O Instagram também vai ocultar o acesso a temas como suicídio, automutilação, bulimia e outros transtornos alimentares na pesquisa. Adolescentes que buscam por qualquer palavra-chave relacionada podem receber um aviso na tela que informa opções para consultar ajuda sobre o tema enquanto não mostram nenhuma publicação.
Sugestões para privacidade
O Instagram também vai enviar avisos frequentes sobre ajustes nas configurações de privacidade para menores de 18 anos: a rede disponibiliza notificações que ajudam a transformar a experiência mais privada e diminuir a exposição do perfil para desconhecidos. Alguns ajustes incluem escolher quem pode marcar a conta em publicações, remixar Reels ou repostar conteúdo.
Distribuição gradativa
As mudanças de restrição de conteúdo da Meta começaram a ser distribuídas nas redes sociais a partir deste mês, mas devem chegar a todos os usuários durante as próximas semanas.
Facebook e Instagram aumentam restrições de conteúdo para adolescentes