A partir de 1º de janeiro, o WhatsApp vai funcionar apenas em dispositivos com iOS 12.0 ou superior para iPhones e Android 5.0 ou superior para dispositivos Android
A Meta, empresa controladora do WhatsApp, anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2025, o aplicativo de mensagens deixará de funcionar em diversos celulares antigos. A medida afeta dispositivos com sistemas operacionais desatualizados, como Android KitKat ou versões anteriores, além de modelos da Apple que não possuem suporte ao iOS 12 ou superior.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
WhatsApp vai parar de funcionar em 14 celulares em 2025: o seu está na lista?
Por que o WhatsApp não vai mais funcionar?
O principal motivo para essa decisão é garantir a incorporação de novas funcionalidades e melhorias de segurança. Recursos como inteligência artificial, aprimoramentos em chamadas de vídeo e melhorias na privacidade exigem dispositivos mais modernos e com hardware compatível. Modelos antigos não conseguem atender a esses requisitos, comprometendo o desempenho e a segurança do app.
Para que o WhatsApp continue funcionando, será necessário que os usuários tenham:
- iOS 12.0 ou superior para iPhones
- Android 5.0 ou superior para dispositivos Android
O que fazer para continuar usando o WhatsApp
Antes de o aplicativo parar de funcionar, os usuários receberão uma notificação pedindo para que atualizem o sistema operacional de seus celulares. Veja como fazer isso:
- Para Android:
- Acesse as configurações do celular;
- Vá até a seção Sistema;
- Verifique se há Atualizações de software disponíveis.
- Para iOS:
- Acesse Ajustes;
- Selecione Geral;
- Toque em Atualização de Software e ative Baixar Atualizações de iOS.
É importante ressaltar que, caso seu aparelho não tenha novas atualizações para instalar, o WhatsApp deixará de funcionar, e você não poderá mais enviar mensagens, realizar chamadas, ou compartilhar fotos e vídeos. A melhor solução, neste caso, seria adquirir um celular mais moderno, mas existem outras versões alternativas do Whatsapp que geralmente abrem novos recursos e tem um suporte mais amplo que a versão oficial. Entretanto, não recomendamos utilizar essas ferramentas, pois elas podem ser usadas para infectar seu dispositivo com malwares e outros tipos de vírus.
Modelos que deixarão de ser compatíveis em novembro
Os seguintes modelos não serão mais compatíveis com o WhatsApp a partir de 1º de novembro:
iPhones
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 6S
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone 6S Plus
Androids
- Samsung Galaxy S3
- Samsung Galaxy Note II
- LG Optimus G
- LG Nexus 4
- Sony Xperia Z
- Sony Xperia SP
- Motorola Moto G (1ª geração)
- Samsung Galaxy Ace 3
- Samsung Galaxy S4 Mini
A decisão impactará dispositivos com mais de uma década de uso. Confira os principais modelos que perderão suporte:
Além disso, a Meta informou que a partir de maio de 2025, o WhatsApp não funcionará em iPhones que utilizam sistemas anteriores ao iOS 15.1, ampliando o impacto nos usuários de dispositivos da Apple.
Meu celular está na lista. O que devo fazer?
Se seu celular está na lista acima, infelizmente vai precisar trocar de celular se quiser continuar usando o WhatsApp. À medida que o app vai ganhando novos recursos, é necessário ter um aparelho que possua um sistema operacional mais moderno. Se você pretende adquirir um novo celular para durar mais alguns anos, opte pelo menos por modelos com o Android 13 ou superior.
Atualmente já temos modelos que executam o Android 14, e alguns desses modelos já estão na lista dos dispositivos que vão receber o Android 15, novo sistema operacional do Google que já começou a ser lançado para alguns aparelhos neste ano. Veja abaixo quais celulares de cada marca vão receber essa versão mais recente do Android:
- Samsung
- Motorola
- Xiaomi
- Realme
- ASUS
Por que mudanças como essa são necessárias?
A descontinuidade de suporte a aparelhos antigos permite que o WhatsApp:
- Otimize o desempenho do aplicativo;
- Implemente medidas de segurança mais avançadas;
- Disponibilize funcionalidades modernas.
Essa atualização busca garantir a melhor experiência para os usuários, alinhada às exigências da tecnologia atual.