WhatsApp libera fotos e vídeos que somem depois de visualizados

Usuários do WhatsApp Beta começaram a receber função que permite que fotos e vídeos possam ser abertos apenas uma vez

Por: Oficina da Net  Data: 01/07/2021 às 11:28
Usuários do WhatsApp Beta começaram a receber função que permite que fotos e vídeos possam ser abertos apenas uma vez

O WhatsApp liberou, nesta quarta-feira (30), os testes para um recurso que visa aumentar a privacidade dos seus usuários. Alguns inscritos no programa Beta para Android começaram a receber a função de “visualização única” para fotos e vídeos. Assim, é possível enviar arquivos de mídia que são apagados automaticamente depois de ser aberto.

O recurso foi implementado na versão 2.21.14.3 do WhatsApp Beta, mas não está disponível para todos os usuários. A informação foi reportada pelo WABetaInfo, página que costuma falar sobre os novos recursos do mensageiro antes mesmo de ser anunciado.

WhatsApp agora tem mensagens que se autodestroem

A função permite marcar o arquivo que vai ser enviado, que por sua vez, depois de aberto pelo destinatário, ela pode ser apagada do chat. Para ver se você está participando no teste do modo “visualização única” de imagens e vídeos, basta observar se há um botão com o número 1 no envio – ícone que habilita a função, assim como mostrado na imagem abaixo.

Na barra de texto, é possível visualizar o ícone como número 1. (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)
Na barra de texto, é possível visualizar o ícone como número 1. (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)
Prós e contras

É importante ressaltar que o recurso ainda está na fase de testes e talvez, não funcione como o desejado. O primeiro problema está relacionado com as pessoas que desabilitaram o visto azul das mensagens. Se você for um deles, saiba que não é possível saber quando outras pessoas abriram sua foto ou vídeo. Mas aqueles que enviarem para você um arquivo marcado “com visualização única”, pelo menos por enquanto, poderão saber que você abriu a foto ou vídeo.

Além disso, quem quiser driblar este recurso de privacidade, poderá também salvar o arquivo de modos convencionais, como ao tirar um print ou gravar a tela do celular. Infelizmente, o usuário que enviou a mensagem autodestrutiva não saberá que alguém printou a tela.

Envio de fotos que somem depois de aberto. (Imagem: Reprodução / @testingcatalog, via Twitter)
Envio de fotos que somem depois de aberto. (Imagem: Reprodução / @testingcatalog, via Twitter)

Em grupos que contenham pessoas bloqueadas, o WABetaInfo diz que tudo segue exatamente igual: a pessoa bloqueada da sua lista de contatos poderá visualizar sua mensagem, mas poderá interagir apenas por ali, somente com você por meio do chat privado. O único ponto positivo, por enquanto, é que a função não depende que todos os seus contatos possuam o recurso ativado – basta você ativar e pronto.