No sábado (11), uma sucuri gigante, grupo de serpentes também conhecido como anaconda, foi encontrada por moradores da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O réptil de aproximadamente 6 metros passeava tranquilamente pela região localizada a 279 km da capital do estado, Campo Grande, quando foi filmado. O post original no TikTok já foi visto 5,7 milhões de vezes.
Vale destacar que as sucuris (Eunectes spp.) são as maiores serpentes do mundo em termos de massa, segundo o Instituto Butantan. No quesito serpente mais longa, o grupo disputa a primeira posição com a píton-malaia (Malayopython reticulatus).
Sucuri gigante é encontrada em Bonito
No registro que viralizou no TikTok, é possível observar a anaconda da espécie Eunectes murinus percorrendo uma área gramada até chegar a uma lagoa no bairro Solar dos Lagos, em Bonito. Estas imagens foram feitas por Gabriela de Brito Silva, de 26 anos. “Eu estava chegando no bairro quando vi uma movimentação de pessoas, me aproximei vi que era uma sucuri, foi de arrepiar”, conta a jovem para o G1.
No entanto, esta não é a primeira vez que os moderadores avistam a serpente na cidade. Segundo Silva, há alguns dias circulam histórias sobre pessoas que viram a sucuri gigante. “Achamos que ela está morando por aqui. Ontem, conseguimos ver [o animal] com clareza. Ela é bem calma, se moveu naquela velocidade o tempo inteiro, bem devagar”, acrescenta.
Como a “cobra” aparentava ser tranquila, Silva conta que “um senhor tentou medir com uma trena por onde ela passava, e deu aproximadamente 6 metros”. A medida é apenas uma aproximação, então seu tamanho pode ser menor ou maior.
Confira o vídeo da sucuri gigante passeando pela área central da cidade:
Por que a serpente estava dentro da cidade?
“As cidades do Mato Grosso do Sul foram construídas dentro das áreas onde a fauna silvestre vive, tornando esse tipo de contato mais frequente”, explica o divulgador científico Matheus Reis, no Twitter. Inclusive, o especialista reforça o aspecto de tranquilidade do animal.
“Vale enfatizar que esse tipo de contato só existe, porque nós, humanos, construímos nossas cidades dentro do território desses animais, tirando seus recursos naturais, fazendo que eles explorem o perímetro periurbano”, acrescenta.
Sucuris são comuns no Brasil
Antes mesmo do atual caso de Bonito, as sucuris vivem um momento de destaque no universo pop desde a novela Pantanal, na qual um dos protagonistas da trama da Globo, o Velho do Rio (Osmar Prado), se transformava em uma espécime do réptil com proporções gigantescas para proteger as matas. Tal como na ficção, no registro do TikTok e na vida real, este conjunto de espécies costuma ser encontrado próximo a um ambiente aquático, como rio ou lago.
Das quatro espécies conhecidas de sucuri no mundo, três foram identificadas no Brasil: a sucuri-verde (Eunectes murinus), a sucuri-amarela (Eunectes notaeus) e a sucuri-pintada (Eunectes deschauenseei). A única que permanece não identificada em solo brasileiro é a sucuri-boliviana (Eunectes beniensis).
“Assim como as demais serpentes, as sucuris crescem durante toda a sua vida. Sucuris grandes, com mais de cinco ou seis metros, são animais raros de serem encontrados. Demora uns bons anos para que, na natureza, um animal atinja esse tamanho”, explica o técnico do Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan, Daniel Stuginski, em comunicado anterior ao viral de Bonito.