Verão começa hoje com previsão de altas temperaturas e tempo seco em Alagoas

Estação vai até 20 de março de 2021; no Sertão, temperatura pode chegar aos 38ºC de máxima

COMPARTILHE !!
Por: Ascom Semarh  Data: 21/12/2020 às 06:04
Imagem: Reprodução
Estação vai até 20 de março de 2021; no Sertão, temperatura pode chegar aos 38ºC de máxima

O verão inicia-se nesta segunda-feira (21) com duração até 20 de março de 2021, e, de acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as projeções para a estação são de tempo seco com altas temperaturas. 

Segundo o meteorologista da Sala de Alerta Henrique Mendonça, as temperaturas não devem fugir do que acontece normalmente no verão. “A nossa expectativa, nossa previsão é que tenhamos um verão dentro da normalidade, com temperaturas altas em torno de 31°C e 32°C aqui na região do litoral. Já na parte mais oeste do Estado, no Sertão, deve ficar entre 37°C e 38°C, estas são temperaturas normais para esta época do ano que se avizinha. É o período mais seco do ano e com temperaturas mais altas aqui pra região”, explicou.

Em relação aos níveis de chuva, a previsão é que também sejam regulares para a época, sendo em menor quantidade em relação às outras partes do ano. Apesar disso, as chuvas podem aparecer com frequência no litoral alagoano, mas que não fugirão do previsto.

Henrique explica ainda por quais motivos este fenômeno pode acontecer nesta região do Estado durante o verão. “Isto deve ocorrer muito por conta de eventos de termodinâmica, das diferenças de temperatura que favorecem estas chuvas, principalmente nas primeiras horas da manhã, mas a quantidade de chuva é a que esperamos estar dentro da normalidade, que é baixa para a época do ano por se tratar do verão”, comentou o meteorologista. A Sala de Alerta emite a previsão do tempo diariamente e pode ser acompanhada diariamente por meio do site Semarh, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android e iOs.