Última parcela do 13º salário deve ser paga até hoje

COMPARTILHE !!
Por: Jovem Pan  Data: 20/12/2022 às 07:46
Imagem: Assessoria

Esta terça-feira, 20, é o último dia para o pagamento da segunda e última parcela do 13º salário. O valor é metade de um salário do funcionário com descontos do imposto de renda e do INSS, o que faz com que seja menor do que a primeira parcela, que teve que ser paga até o dia 30 de novembro.

A primeira parcela teve desconto apenas do FGTS. Tem direito a receber o 13º o trabalhador do serviço público e da iniciativa privada com carteira de trabalho assinada. Aposentados e pensionistas do INSS já tiveram o valor antecipado para abril e maio de 2022.

O pagamento em uma parcela única ou duas é de decisão do empregador. Caso tenha decidido não dividir o abono salarial em duas partes, o valor cheio teve que ser pago até a primeira data. Se o empregador desrespeitar as regras de prazo e valores, ele pode ser multado em R$ 170,25 por funcionário. Por sua vez, o empregado também pode acionar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para denunciar os problemas ou buscar o sindicato da categoria.