Tomar banho de água fria é realmente bom para a saúde?

COMPARTILHE
 Data: 08/06/2021 às 07:24
Fonte de Imagem: Reprodução

Quem cresceu tendo contato com os avós provavelmente já ouviu dizer que banho de água quente faz mal, ou que banho de água fria é melhor para a saúde. Essa é uma informação que todo avô e avó parecem saber de cor, o que chama bastante a atenção. Mas será que isso é realmente verdade? Será que banhos de água fria fazem realmente bem para a saúde? Ou, ainda, será que banhos frios são melhores para a saúde do que banhos quentes?

Essa é uma discussão antiga e tem dois lados muito bem definidos. De um lado, quem pensa que banho frio é uma tortura; do outro, quem pense que banho frio é a única opção possível. De que lado você esta? E se você descobrir que á agua fria realmente faz bem para a saúde e traz mais benefícios do que a água quente?

A água gelada pode agir diretamente no combate ao estresse, na melhora do sistema imunológico e também te ajudar a despertar e permanecer alerta. Pesquisadores explicam que até mesmo o simples ato de permanecer a beira de um lago, mar ou rio de água gelada já pode trazer benefícios a saúde. Se, por outro lado, você não tem como fazer isso, uma simples mangueira ou chuveiro já fazem o truque.

É verdade que ainda faltam maiores estudos que expliquem detalhadamente os benefícios da água fria, mas é sabido que a água gelada realmente influencia bastante na saúde. É claro que banhos frios não são exatamente fáceis para algumas pessoas, mas vale a pena para aqueles que conseguem juntar coragem.

Água fria alerta o corpo
Você provavelmente já ouviu falar nos efeitos da adrenalina no corpo, não é? É fato que o corpo humano aprendeu a permanecer alerta em função da necessidade de sobrevivência. Em algumas situações, o “modo sobrevivência” toma o controle e nos tornamos capazes de fazer coisas que nunca imaginamos, justamente porque nos tornamos alerta. A água fria pode estimular esse sentimento, ao estressar o corpo.

Pessoas que tomam banho frio pela manhã, por exemplo, conseguem se sentir despertadas mais rapidamente. Trata-se de uma questão realmente cientifica, já que o corpo reage ao choque que é entrar em contato com a água gelada – que dispara seus batimentos cardíacos, libera adrenalina e te faz hiperventilar.

Um estudo realizado na Holanda pediu que um grupo de voluntários tomasse banhos gelados de pelo menos 30 segundos todas as manhãs. O resultado apontou que essas pessoas estavam até 30% menos suscetíveis a ficar doentes do que o restante do grupo, que tomou banho quente.

Já pesquisadores da Universidade de Portsmouth também foram capazes de associar o banho frio a resposta imunológica do corpo. “O trabalho que fizemos indica que as pessoas que tomam banho em água fria melhoraram a função imunológica, e que a melhora não se limita a quem nada ao ar livre”, afirmou o professor de Fisiologia Humana e Aplicada no Laboratório de Meio Ambientes Extremos, Mike Tipton.

Da para dizer que é gostosinho tomar banho frio? Não da, pelo menos não para todo mundo. Mas a ciência tem provado cada vez mais os efeitos positivos da prática.