Tirzepatida: novo medicamento para emagrecer tem resultados impressionantes em ensaio clínico

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital  Data: 04/05/2022 às 14:52
Fonte de Imagem: Ilustração

A farmacêutica Eli Lilly divulgou os resultados de seu ensaio clínico com o tirzepatida, novo medicamento contra obesidade desenvolvido pela empresa, no último dia (28) . O remédio ainda não recebeu aprovação das autoridades, mas os resultados dos testes mostram uma perda de peso considerável em quem utilizou o fármaco. 

Os ensaios contaram com a participação de 2.539 voluntários, todos com obesidade ou sobrepeso. Quem utilizou o medicamento perdeu em média 22,5% de seu peso corporal, ou 24 quilos. Já o grupo que recebeu placebo emagreceu apenas 2,4% do seu peso corporal, ou algo na faixa de cinco quilos. O remédio foi testado em doses de 5 mg, 10 mg e 15 mg.

Resultados do tirzepatida
Além disso, 89% de quem tomou 5 mg e 96% (10 mg e 15 mg) das pessoas que tomaram tirzepatide alcançaram pelo menos 5% de redução do peso corporal em comparação com 28% das pessoas que tomaram placebo.

“A obesidade é uma doença crônica que muitas vezes não recebe o mesmo padrão de cuidados que outras condições, apesar de seu impacto na saúde física, psicológica e metabólica, que pode incluir aumento do risco de hipertensão, doenças cardíacas, câncer e diminuição da sobrevida”, disse o professor Louis J. Aronn, especialista em obesidade, para a Eli Lilly.

Os eventos adversos mais comumente relatados foram relacionados ao trato gastrointestinal e geralmente de gravidade leve a moderada, geralmente ocorrendo durante o período de aumento da dose. “Tirzepatide é o primeiro medicamento experimental a entregar mais de 20% de perda de peso em média em um estudo de fase 3, reforçando nossa confiança em seu potencial para ajudar pessoas que vivem com obesidade”, disse o médico. Jeff Emmick, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Lilly. Ainda não há previsão de quando a droga deve chegar ao mercado.