Tirar os sapatos antes de entrar em casa te livra de diversas bactérias

COMPARTILHE
Por: Agências  Data: 08/09/2022 às 16:07
Fonte de Imagem: Ilustração

O hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa pode te livrar de diversas bactérias. A informação vem de um estudo conduzido por pesquisadores da University of Arizona (EUA). Os pesquisadores concluíram que os micróbios das superfícies acabam nos sapatos e se espalham em outras superfícies por onde você anda.

Conforme comentam os pesquisadores, esses microrganismos se reúnem na parte externa dos sapatos. Para se ter uma noção, a parte carrega um número de bactérias 140 vezes maior, em comparação com a parte interna.

Com isso, os pesquisadores recomendam estabelecer uma rotina para manter o espaço de casa limpo, o que inclui tirar os sapatos na porta da frente. Se seus sapatos exigirem que você use as mãos para removê-los, você também deve lavar imediatamente as mãos.

“Da mesma forma que você não andaria na lama e depois traria uma trilha para sua casa, você também não gostaria de ir a um lugar que pudesse estar lotado, onde você pudesse pegar um patógeno e rastreá-lo de volta para sua casa”, apontam os especialistas.

Se você tem crianças pequenas em casa que brincam no chão ou alguém em sua casa é imunocomprometido, é importante tirar os sapatos na porta. Se você for a um lugar lotado ou esteve em contato com uma pessoa doente, é possível ter germes causadores de doenças em seus sapatos, mas isso não o deixará necessariamente doente, a menos que você toque em seus sapatos e depois seu rosto.

Vale ressaltar que os sapatos também podem transportar produtos químicos cancerígenos retirados da poeira da estrada, juntamente com pesticidas problemáticos dos gramados.