Tipos de vistos para o Brasil

Você deseja solicitar o visto para o Brasil? Se você já consultou a documentação, talvez tenha ficado tonto ao ver todos os tipos de vistos que existem, a quantidade de gerenciamentos a realizar e que parte dos formulários de solicitação se encontram disponíveis só em português. Seja como for, não se preocupe, neste artigo, oferecemos a você uma lista breve e completa dos diferentes tipos de vistos do Brasil para que possa avaliar melhor qual é conveniente solicitar e como fazer isso. H2 Visto temporário ou permanente? Uma primeira classificação dos tipos de vistos para o Brasil os diferencia em dois grandes grupos, os vistos de caráter temporário e os vistos permanentes. Os primeiros são mais simples de gerenciar e conseguir, enquanto que os vistos permanentes só são concedidos em casos muito concretos, em que a sua solicitação exige um grande número de gerenciamentos burocráticos. H3 Vistos temporários

COMPARTILHE
 Data: 19/08/2020 às 09:34
Fonte de Imagem:

Você deseja solicitar o visto para o Brasil? Se você já consultou a documentação, talvez tenha ficado tonto ao ver todos os tipos de vistos que existem, a quantidade de gerenciamentos a realizar e que parte dos formulários de solicitação se encontram disponíveis só em português. Seja como for, não se preocupe, neste artigo, oferecemos a você uma lista breve e completa dos diferentes tipos de vistos do Brasil para que possa avaliar melhor qual é conveniente solicitar e como fazer isso.

H2 Visto temporário ou permanente?

Uma primeira classificação dos tipos de vistos para o Brasil os diferencia em dois grandes grupos, os vistos de caráter temporário e os vistos permanentes. Os primeiros são mais simples de gerenciar e conseguir, enquanto que os vistos permanentes só são concedidos em casos muito concretos, em que a sua solicitação exige um grande número de gerenciamentos burocráticos.

H3 Vistos temporários

Dentro do grupo de vistos temporários, temos os seguintes tipos:

  • Visto de turismo: É solicitado na embaixada ou no consulado do Brasil, no país onde você morar. Este tipo de visto não permite trabalhar no país.
  • Visto de trabalho: É similar ao de turismo, mas também contempla viagens de negócios. O interessado tem que entregar um formulário preenchido pela empresa, assinalando o propósito da viagem e sua duração.

Tanto o visto de turismo quanto o de trabalho dependem do acordo existente entre o Brasil e o país de origem do solicitante. Além do formulário oficial, também é importante ter em mãos a passagem de volta e o comprovante de solvência econômica, já que os agentes de imigração podem solicitá-los a qualquer momento. Ambos os vistos permitem entrar e sair do país durante um prazo de 90 dias por semestre, podendo prolongar a estadia somente uma vez, não podendo permanecer no país mais de 180 dias num ano, contando desde o primeiro dia de entrada no Brasil. Esta renovação deve ser solicitada nos escritórios da Polícia Federal.

  • Visto técnico: Deve ser solicitado quando estiver viajando para realizar um serviço técnico.
  • Visto de residência temporária: Este tipo de visto exige mais gerenciamentos, mas permite uma estadia mais prolongada. Esses vistos podem ser para estudo, práticas laborais, viagens culturais, trabalho como profissional qualificado com contrato de uma empresa no Brasil ou do governo brasileiro, como artista profissional ou esportista, como correspondente de imprensa ou voluntariado. Podem ter uma duração de um ou dois, dependendo do motivo da estadia.

A esses são adicionados o visto diplomático, o visto por viagem oficial, o visto de cortesia, de menores, o visto para casamento e a carta-convite para estrangeiros.

H3 Vistos permanentes

Dentro desse grupo, só estão contemplados uma série de possíveis casos para a sua concessão. Entre eles: visto para administrador ou gerente de startup, para administrador ou gerente de uma sociedade anônima, para um investidor, para um investigador ou especialista profissional de alto nível, para um aposentado, para cônjuge de um cidadão brasileiro, para pai estrangeiro de criança brasileira, visto permanente para familiares e visto para despachantes.

Se quiser mais informações e agilizar os gerenciamentos do seu visto para o Brasil, recomendamos que consulte uma empresa especializada em serviços de visto e só se encarregue de organizar a sua viagem e estadia no país.