Existem muitos tipos de mães, cada uma com suas características e personalidades próprias. No entanto, o amor de mãe pelos filhos é igual em todas.
Mãe é tudo igual, ou não! Existem diversos tipos de mães nas famílias, podendo ser mães corujas, leoas, amigas, perfeccionistas, e várias outras. No entanto, todas elas apresentam algo em comum, que é o amor de mãe. Além do carinho e apreço que desenvolvem pelos seus filhos.
Ademais, há quem diga que as mães são super heroínas, e apresentam superpoderes. Por exemplo, prever quando vai chover, quando mandam os filhos levarem o casaco ao sair, saber quando o filho está mentindo, apenas com o olhar, e nunca errar a mira do chinelo. Incrível, né?
Em suma, as mães se caracterizam por serem amorosas e esperarem o melhor dos seus filhos. Além disso, torcem muito pelo sucesso deles, fazendo o possível para ajuda-los. No entanto, há aquelas que são mais rigorosas e controladoras, o que fragiliza a relação entre mãe filho(a). Então, pensando nisso, preparamos uma lista com os tipos de mães, confira.
Os tipos de mães
Existem vários tipos de mães. Logo, alguns desses tipos são:
1 – Mãe Leoa
A mãe leoa é um dos tipos de mães mais comum. Em suma, elas são aquelas super protetoras. Isto é, elas deixam o mundo cair em cima delas, mas não deixam atingir os seus filhos. Por exemplo, quando alguma pessoa tiver algum comportamento ruim com filho, que ela não aprove. Logo, ela vai até o final junto com ele, para se certificar que ele ficará bem.
Ademais, essas mães costumam ser bravas, pois desejam sempre o bem estar dos filhos. No entanto, algumas acabam exagerando na proteção, mas é apenas a forma delas demonstrarem o seu amor.
2 – Mãe Perfeccionista
A mãe perfeccionista é o tipo de mãe que tem tudo bem organizado e estruturado. Dessa forma, caso algo seja retirado do lugar, ela irá saber. Além disso, são aquelas que não suportam que os bebês risquem as paredes, para evitar sujar. Em resumo, elas gostam tudo em seu devido lugar. Pois, elas acreditam que assim estarão fazendo o melhor para seus filhos.
3 – Mãe Baladeira
Dentre os tipos de mãe, esse é aquele onde a mãe quer manter o espírito jovem vivo por muito tempo. Dessa forma, elas saem para festas, baladas, bares e tudo que tem direito. Além disso, tentam carregar os filhos para todos os eventos ou deixam aos cuidados de alguém, chegando tarde da noite para buscar. Por isso, são mães que levam a vida de uma forma mais leve e despreocupada.
4 – Tipos de mães: Mãe Coruja
A mãe coruja é aquela que admira o filho acima de tudo, e também enaltece ele em tudo aquilo que faz. Por exemplo, quando ele tira nota alta, ela sai contando para todas as amigas, mostrando o quanto ele é inteligente e esforçado. Em síntese, são aquelas que babam mesmo nos filhos e não economiza no amor de mãe. Entretanto, elas costumam deixar o filho fazer tudo que tem vontade, o que pode ser prejudicial para alguns, que não aprendem a ouvir não e a ter limites estabelecidos.
5 – Mãe Conectada
Dentre os tipos de mães, a mãe conectada é bem presente nos dias atuais. Logo, são aquelas que estão sempre tentando aprender como utilizar os aparelhos eletrônicos e as redes sociais. Ou seja, buscam sempre estar antenada nos assuntos atuais, como memes e fofocas. No entanto, geralmente quando aprendem, elas empolgam, e saem postando tudo que veem pela frente, ou ficam mandando vários emojis nas mensagens para demonstrar o amor de mãe.
6 – Tipos de Mães: Mãe de Primeira Viagem
Normalmente, são mães inseguras e desajeitadas, acham que possuem o controle de uma situação, mas quando a rotina desanda perdem o controle. Por exemplo, quando os filhos pedem para dormir fora de casa, elas logo se fecham e se desesperam.
7 – Mãe Amiga
A mãe amiga é aquela que você pode sempre contar. Isto é, quando surge uma fofoca você já vai correndo compartilhar com ela. Logo, tudo que passa na sua vida ela sabe, pois o diálogo entre vocês é muito, proporcionando um clima mais leve entre mãe e filho(a). Ademais, esse tipo de mãe também não cobra demais dos filhos, e não tira totalmente a liberdade deles. Portanto, dão espaço suficiente para eles.
8 – Mãe Controladora
Dentre os tipos de mães, esse é um dos mais complicados, pois elas buscam tirar totalmente a liberdade de seus filhos. Ademais, consiste em uma forma de proteção exagerada, que acaba gerando diversos conflitos no relacionamento entre mãe e filhos. Em síntese, elas querem ter o controle total, controlando notas, relacionamentos, amizades, e até o que possuem no celular, como conversas, apps e fotos.
9 – Tipos de mães: Mãe com Açúcar
A mãe com açúcar é o tipo mais carinhoso e amoroso. Dessa forma, todo dia antes de dormir ela dá um beijo de boa noite. Além disso, ao acordar ela enche os filhos de abraços e mimos de café da manhã. Por outro lado, são extremamente carinhosas até em público, chegando a chamar os filhos de “meu bebezinho” na frente dos seus amigos, lhe causando constrangimento. No entanto, possuem um coração gigante.
10 – Mãe Tigre
Para os tipos de mães, essa é aquela brava, rígida e que quer tudo andando conforme os eixos. Logo, exigem muito dos seus filhos a perfeição. Por exemplo, querendo apenas notas 10, e nem um décimo abaixo. Por outro lado, essa mãe não dá liberdade de escolha aos filhos, pois ela sabe o que é melhor para eles, e os filhos só iriam optar pelo caminho mais fácil.
Além disso, ela poupa tecer elogios, e quando um elogio é cabível, ela exalta o esforço e o empenho do filho. Mas, nunca exaltam o seu talento ou dom, pois só o esforço e o empenho levam a algum lugar. Por fim, não protegem os filhos das aflições ou desconfortos do dia a dia, pois só assim saberão lidar com as dificuldades da vida adulta.
11 – Mãe Inapropriada
Nos tipos de mães, a mãe inapropriada é aquela que te causa constrangimento na frente de seus amigos. Por exemplo, mostrando fotos antigas, ou contando suas pérolas de criança. Entretanto, elas não fazem isso por mal, fazem na inocência e por amor de mãe. Ademais, são bastante saudosistas, onde tudo vira um momento de nostalgia.
12 – Tipos de mães: Mãe PHD
A mãe PHD é o tipo que acha que sabe de tudo. Em suma, elas acreditam que apresentam todo o conhecimento do universo infantil e da vida. Por isso, acabam agindo de forma arrogante e meio ignorante. Pois, não estão abertas a outras opiniões que divergem com as delas. Por exemplo, é bem comum que elas tenham críticas prontas para a forma que outras mães tratam e cuidam dos seus filhos. Por fim, elas não admitem os seus próprios erros e nunca pedem ajuda.
13 – Mãe mestre-cuca
Nos tipos de mães, a mãe mestre-cuca é aquele tipo que todo mundo sonha. Em resumo, ela enche o bolo de cenoura com cobertura de chocolate e prepara banquetes quando seus amigos vão na sua casa. Portanto, é impossível passar fome com uma mãe dessas. No entanto, é necessário tomar cuidado com a ingestão de alimentos açucarados e gordurosos.
14 – Mãe desavisada
A mãe desavisada está sempre com cara de paisagem, até mesmo quando os filhos estão fazendo a maior bagunça. Geralmente, elas possuem preguiça de botar ordem ou não sabem como agir diante dessas situações. Desse modo são inseguras, tendo medo de errar, que logo pedem ajuda pra alguém. Ademais, suas falas principais são: “Não sei a quem essa criança puxou”, e “Filho, não faz assim. Tadinho do amiguinho”.
15 – Tipos de mães: Mãe realizada
Para os tipos de mães, essa representa aquela que estão satisfeitas com a evolução do seu filho. Ou seja, ela compreende que seus filhos cresceram e estão prontos para viverem a sua vida adulta e resolverem seus problemas sozinhos. Dessa maneira, chegou o momento de ela curtir a própria vida, viajando com amigas sem se preocupar.
Enfim, seja qual for o tipo de mãe, no fundo elas querem a mesma coisa, que é a felicidade e bem estar dos filhos.