O TikTok excluiu mais de 500 mil perfis italianos por conta de proteção de dados. A intervenção veio de um regulador italiano que ordenou que a plataforma verificasse novamente a idade de todos os usuários italianos e bloqueasse qualquer acesso de usuários menores de 13 anos no app.
Entre fevereiro e abril, 12,5 milhões de usuários italianos foram questionados se possuíam mais de 13 anos. Assim, mais de 500 mil contas italianas foram excluídas com a suspeita de serem menores de 16 anos. Outras 400 mil tiveram que ser excluídas por ter menos de 13 anos de idade.
Segundo o TikTok, uma série de medidas serão incorporadas para evitar que menores de 13 anos usem o aplicativo. Isso porque em janeiro de 2020, uma menina de 10 anos participou do “Coma Challenge” na plataforma. Na ocasião, a criança italiana estrangulou o pescoço com um cinto para desafiar por quanto tempo ela poderia prender a respiração. Infelizmente, não resistiu e morreu sufocada.
Ainda em janeiro, a Itália anunciou que está proibido temporariamente as contas no aplicativo cuja a idade não pode ser garantida de conseguir acessar o TikTok. Por mais que seja uma rede social popular, o pedido é que haja algum controle, principalmente para as crianças.