Consideradas uma forma de expressão artística pessoal, as tatuagens podem chamar atenção de investigadores devido ao significado que alguns desenhos carregam no mundo do crime. O PCC (Primeiro Comando da Capital), por exemplo, a maior facção da América Latina, tem como um dos seus símbolos a carpa grafada no corpo de membros da organização criminosa.
A tatuagem criminal é vista por pesquisadores e investigadores como uma maneira de o indivíduo se identificar para seus pares no mundo ilícito a partir de códigos predeterminados entre os criminosos. Mas vale lembrar que muitos desses tipos de desenhos são comuns em quem curte tatuar o corpo e, portanto, nem sempre são ligadas a esses significados do mundo do crime.
“A tatuagem é muito popular nos presídios e entender seu significado pode ser um valioso auxílio à investigação policial, servindo até mesmo para antecipar uma ação criminosa. Alguns desenhos podem parecer inofensivos devido às suas cores e traços simples e delicados, mas podem esconder motivos e até mesmo confissões bárbaras e cruéis”, comenta o promotor de Justiça Fernando Pascoal Lupo, do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) em um artigo publicado pela instituição.
No documento publicado pelo MP, Lupo decifra as principais tatuagens usadas no mundo do crime. O trabalho é semelhante ao levantamento realizado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia, que produziu uma cartilha com dezenas de tatuagens para auxiliar nas investigações. O UOL mostra o significado das principais.
O que dizem as tatuagens do crime?
Carpa
Significado: é vista principalmente em membros do PCC. A carpa tem forte ligação com a cultura oriental e significa prosperidade. Se o peixe estiver apontado para cima, quer dizer que o criminoso encontra-se em ascensão ou que ocupa uma posição de respeito dentro do grupo.
Palhaço
Significado: longe do personagem que faz rir no picadeiro, o palhaço no mundo do crime tem ligação com assaltantes, quadrilheiros e matadores de policiais. Se o desenho estiver acompanhado por lágrimas pretas, revela que amigos foram mortos por rivais. Comparsas assassinados por policiais são representados por lágrimas vermelhas.
Saci
Significado: o personagem do folclore brasileiro identifica criminosos ligados ao tráfico de drogas, geralmente usuários e os que controlam o preparo e distribuição de entorpecentes. Ele costuma ser tatuado nos braços ou na barriga.
Bruxo/mago
Significado: representa que o criminoso é especialista em assaltos à mão armada, principalmente contra estabelecimentos comerciais, bancos, caixas eletrônicos e transporte coletivos. Também indica que o indivíduo lida com explosivos.
Jesus Cristo
Significado: a tatuagem da imagem de Jesus é geralmente usada por pessoas ligadas a latrocínios ou a homicídios. A imagem do personagem da Bíblia quer dizer que também será julgado pelos homens. Quando ela está no peito, significa ligação com os crimes. Se for grafada nas costas, tem a ver com proteção.
Nossa Senhora
Significado: outra imagem religiosa que tem um sentido no mundo do crime é a de Nossa Senhora Aparecida. Se for no peito, indica proteção. Nas costas refere-se a um criminoso que abusou sexualmente ou que foi violentado. Significa latrocínio se for nos braços, pernas ou barriga.
Diabo
Significado: também oriundo da Bíblia, a imagem do diabo e/ou de demônio indica que o criminoso sente prazer em matar rivais ou que é pistoleiro. Significa que o indivíduo não sente remorso por tirar a vida de outra pessoa.
Taz
Significado: outro personagem que ganha sentido diferente no crime é o Taz. Essa tatuagem costuma ser encontrada em presos que praticam furtos e roubos contra pedestres e durante arrastões.
“Amor só de mãe”.
Significado: também há frases que possuem outra semântica entre criminosos. A expressão “amor de mãe” ou um coração com uma flecha atravessada não têm nada a ver com a relação familiar. Ela quer dizer que o preso foi violentado sexualmente dentro da cadeia e que lamenta ter desapontado a família, especialmente a mãe. Geralmente é feita sem consentimento do detento.
São Sebastião
Significado: a imagem do santo tatuado no corpo pode indicar três sentidos. O primeiro é a vontade de sair do cárcere. A outra motivação tem relação com a prática do preso de crimes contra a liberdade sexual, além de também poder indicar que o criminoso é homossexual — o santo é um ícone da resistência LGBTQIA+.