Substituir o sal pode reduzir risco de AVC e doenças cardíacas

COMPARTILHE
Por: Agências  Data: 11/08/2022 às 08:53
Fonte de Imagem: AlagoasWeb

Substituir o sal por uma opção alternativa pode reduzir a pressão arterial e proteger contra acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas. A informação vem de um artigo publicado na revista Heart, com participação de 32 mil indivíduos.

A equipe descobriu que os substitutos do sal reduziram a pressão arterial em todos os participantes, independentemente da região, idade, sexo, peso e fatores relacionados à pressão arterial. Além disso, nenhum efeito adverso foi detectado a partir do aumento da ingestão de cloreto de potássio adicionado aos substitutos do sal.

Na prática, a substituição do sal chegou a reduzir a morte precoce por qualquer causa em 11%, e o risco de doença cardiovascular foi reduzido em 13%. Resultados semelhantes foram publicados em um estudo no ano passado, que envolveu mais de 20 mil participantes com pressão alta.

Os próprios envolvidos reconhecem que a pesquisa serve como um lembrete para reduzir a quantidade de sal em nossas dietas e procurar alternativas.

“Embora os substitutos de baixo teor de sal tenham menos sódio do que o sal comum, eles ainda contêm potássio, que pode não ser adequado para algumas pessoas com problemas cardíacos e outras condições de saúde existentes. Se você quer cuidar da sua saúde, é melhor comer menos sal. Usar diferentes ervas e especiarias ao cozinhar é uma ótima maneira de adicionar sabor e substituir o sal”, alertam os pesquisadores, no entanto.