Durante o último mês de novembro, o volume de serviços em Alagoas sofreu retração de 4,4%. Outubro (0,3%) e setembro (0,6%) haviam apresentado índices positivos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foi divulgada pelo IBGE na terça-feira (16).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Setor de serviços recua 4,4% no mês de novembro em Alagoas
Em relação a novembro de 2022, mesmo período, o recuo do volume de serviços no estado é de -1%.
O crescimento acumulado do volume de serviços em AL, até novembro de 2023, é de 5,2%.
No Brasil, setor cresce 0,4% após retração por três meses consecutivos
A nível nacional, o volume no setor de serviços em novembro apresentou crescimento de 0,4% em relação ao mês imediatamente interior. Os meses de agosto, setembro e outubro haviam acumulado perda de 2,2%.
O acumulado no volume do setor de serviços no país até novembro de 2023 é +3%.
O cenário de retração no volume do setor de serviços em novembro é realidade em 15 das 27 unidades da federação (Ufs). Em contrapartida, 12 apresentaram variação positiva, indicando crescimento.
A expansão do setor no país foi acompanhada por três das cinco categorias investigadas: outros serviços; serviços profissionais, administrativos e complementares; e serviços prestados às famílias. Apenas as atividades relacionadas a “transportes” e “serviços de informação e comunicação” apresentaram queda. O índice geral, contudo, seguiu positivo (+0,4%).
Sobre a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
Divulgada mensalmente, a PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação.
Os resultados da PMS podem ser consultados pelo site do IBGE ibge estatisticas economicas. As publicações podem ser consultadas pelo catálogo biblioteca ibge.
Setor de serviços recua 4,4% no mês de novembro em Alagoas