Sesau anuncia 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

COMPARTILHE
Por: Gov Alagoas  Data: 24/03/2022 às 14:32
Fonte de Imagem: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunicou aos 102 municípios alagoanos sobre a autorização para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. A imunização é uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), que emitiu uma nota técnica, na quarta-feira (23), autorizando os Estados a iniciarem a nova etapa da vacinação a partir desta quinta-feira (24).

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço, deve ser realizada quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. A orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer. Os imunizantes Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizados no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior.

A recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI). O grupo técnico considera a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas, com 12 anos de idade ou mais, que receberam três doses no esquema primário (D1, D2 e dose adicional). Em Alagoas, a campanha teve início em 20 de janeiro de 2021. O intervalo para dose de reforço nesta situação foi de no mínimo de quatro meses, a partir da dose adicional.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, pede para que a população possa tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19.  “É necessário que as pessoas sigam as orientações e tomem a quarta dose para conferir mais proteção contra a Covid-19”, afirmou o gestor da saúde estadual.