Os principais serviços da Google passaram a apresentar instabilidade em seu funcionamento. O problema afetou principalmente o YouTube e o Gmail. Veja detalhes.
Na noite desta quinta-feira (11), alguns dos principais serviços da Google passaram a apresentar falhas e instabilidade durante sua execução. As principais plataformas afetadas foram o YouTube e Gmail, que ficaram fora do ar durante alguns minutos e tiveram suas funcionalidades interrompidas.
Segundo o relatório disponibilizado pelo site DownDetector, responsável por coletar o feedback dos usuários de vários aplicativos e serviços, o problema teve início a partir das 21h, horário de Brasília, com pico máximo de reclamações às 22h desta noite.
YouTube
De acordo com os os dados informados, a maior parte da instabilidade no YouTube está na reprodução dos vídeos, impedindo que os usuários tenham acesso ao conteúdo do streaming, tanto no aplicativo comum quanto na versão kids. O problema também foi identificado no YouTube Studio, versão para gerencialmento do canal.
A instabilidade afeta principalmente a região leste dos Estados Unidos e parte da América Latina, em especial no Brasil, Argentina e Peru.
Houve mais de 27 mil notificações de problemas na plataforma. Veja:
PRINCIPAIS PROBLEMAS:
- Reprodução de vídeos (67%);
- Site (21%);
- Falha geral (10%).
Gmail
A instabilidade também afetou o Gmail, impedindo que os usuários efetuassem login no aplicativo e na versão web do e-mail da Google. Também foi identificado problemas de sincronização com os servidores da empresa, com isso impossibilitando o envio ou recebimento de novas mensagens eletrônicas.
Assim como no YouTube, a maior parte do problema está localizado na América do Norte, Europa e alguns casos no Brasil, afetando também países vizinhos.
Outros serviços
A Play Store e o Google Meet também passaram por instabilidade nesta quinta-feira, com isso identificando um problema geral nos servidores da empresa. A Google ainda não se pronunciou sobre a falha geral em seus serviços.
Até a publicação deste artigo o YouTube e Gmail ainda não voltaram ao funcionamento normal. Espera-se que a instabilidade seja consertada ainda hoje.