SEDUC e SERIS revitalizam casarão histórico onde funciona 2ª Gere em São Miguel dos Campos

COMPARTILHE
Por: AlagoasWeb com Assessoria  Data: 27/09/2021 às 10:55
Fonte de Imagem: Divulgação

A 2ª Gerência Regional de Educação (2ª Gere), localizada em São Miguel dos Campos, recebeu manutenção predial externa e contempla os munícipes com a beleza arquitetônica renovada. O prédio secular já foi residência de Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá, e da Baronesa, Maria Carolina da Costa Barros.

O Casarão está localizado no Centro da cidade, na Rua Barão de Jequiá, em homenagem feita ao antigo morador.

A revitalização aconteceu através de uma iniciativa da gerente da 2ª GERE, Alexsandra Rodrigues da Costa, e é custeada com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Programa Rumo às Aulas, estendido para as 13 Gerências Regionais de Educação de Alagoas.

“Através de um planejamento estratégico foi possível a aquisição de materiais diversos para a realização da manutenção em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS)”, esclarece Alexsandra.

A SERIS contribui com a mão de obra dos ressocializandos, sob a vistoria técnica e apoio de engenheiros, para que tudo ocorra com total responsabilidade, profissionalismo e segurança, “foram momentos de muita produtividade, troca de experiências e realizações”, recorda a gerente.

Alexsandra Rodrigues da Costa

Alexsandra lembra que o prédio é uma das riquezas arquitetônicas da cidade e a revitalização, além de proporcionar a todos a sensação de pertencimento, traz orgulho e respeito pela preservação de sua história, “evidenciando na estrutura predial, seu formato e as figuras que engrandecem sua beleza, à exemplo dos anjos celestiais, fixados nos muros do antigo casarão”, destaca.

A manutenção do Casarão faz parte de uma das ações pautadas pela gerente, para celebrar os 520 anos de descoberta do Rio São Miguel e alusão aos 157 anos de Emancipação Política do município, comemorados nesta quarta-feira, dia 29.

Alexsandra afirma que outras ações serão executadas em sua gestão, “como por exemplo a entrega dos uniformes aos colaboradores, técnicos e pessoal de apoio da 2ª GERE, camisa de mobilização para a campanha Rumo ao SAEB 2021, que tem como slogan é: Avança Escola 10”, frisou.

Ainda segundo a gerente, outra ação importante será a pintura de desenhos em xilogravuras, com imagens simbólicas de ilustres, folguedos e paisagens memoráveis da ‘Terra dos Caetés’, “também acontecerá a entrega de novos equipamentos, desde moveis, equipamentos eletrônicos e de informática”, completou.

Alexsandra Rodrigues encerra agradecendo o apoio dos parceiros, “da minha equipe de trabalho pela produtividade e eficiência, fator que me motiva proporcionar um ambiente mais acolhedor. Também parabenizo os miguelenses, que mesmo passando por um momento atípico com o enfrentamento da pandemia da Covid, que possamos comemorar nossas conquistas, lutando sempre por uma educação pública de qualidade, emancipatória e democrática”.