É seguro comer um alimento em que uma mosca pousou? A comunidade científica aponta que, na prática, o risco de adoecer por causa disso é relativamente baixo. No entanto, não deixa de ser nojento, principalmente levando em consideração que moscas precisam vomitar na comida antes de ingerir.
Por não ter dentes, a mosca segue apenas uma dieta líquida, por isso libera seu suco gástrico em cima da comida para liquidificá-la. O inseto também pode sentir o gosto da comida assim que pousa, e usa receptores nos pés para decidir se está tomando algo nutritivo. Ao se esfregar, é como se limpasse os sensores de sabor para perceber melhor a comida em que pousou.
Mas esse não é o principal problema: a mosca passa a maior parte de sua vida se alimentando de material orgânico em decomposição, o que inclui vegetação podre, carne crua e fezes. Isso significa que ela abriga uma série de germes.
Moscas trazem germes
Para se ter uma noção, um estudo já conseguiu identificar 130 patógenos nesse inseto (dentre eles, fungos, vírus, parasitas e bactérias), o que pode causar condições como intoxicação alimentar, vômitos, náuseas, dor de estômago, diarreia e febre.
Um estudo de 2022 revelou que a mosca pode carregar patógenos transmitidos por alimentos que afetam a saúde humana, incluindo Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Bacillus subtilis.
Mesmo assim, os pesquisadores alegam que se uma única mosca tiver um breve contato com comida recém-cozida, não é preciso se preocupar, tampouco jogar fora a comida. O verdadeiro risco está no alimento onde muitas moscas, ao mesmo tempo, ficaram pousando ao longo de horas, por exemplo. Ou então se uma fêmea depositou ovos no alimento, pois a ingestão deles pode causar uma doença chamada miíase. Nesses dois casos, a recomendação é descartar a comida.