Saque de até R$ 1 mil do FGTS é liberado para novo grupo, veja o calendário

COMPARTILHE !!
Por: Jornal Contabil  Data: 18/05/2022 às 06:41
Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

A Caixa Econômica Federal segue com a liberação do saque extraordinário do FGTS, conforme o cronograma estabelecido pelo Governo Federal. Lembrando que o direito ao resgate é viabilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. 

Na próxima quarta-feira (18), será a vez de um novo grupo de cidadãos receberem os repasses do dinheiro extraordinário atrelado ao fundo. Em suma, o saque é limitado ao valor de R$ 1.000, quem possuir um saldo inferior a essa quantia, o resgate poderá ser integral. 

Cabe salientar que a medida tem como principal intuito atenuar os impactos da pandemia da Covid-19, que ainda vigora, apesar de estar menos intensa, quando comparado ao cenário dos últimos dois anos. 

Regras para sacar o FGTS extraordinário
De imediato, vale ressaltar que não foram determinadas regras complexas para liberação dos valores, de modo que basta se enquadrar nas seguintes condições. 

  • Possuir saldo em conta ativa (relacionada ao emprego atual)  do FGTS; OU
  • Possuir saldo em alguma conta inativa (referente a empregos anteriores) do FGTS;
  • Não possuir saldo bloqueado em operações de crédito, a exemplo da antecipação do saque-aniversário. Neste caso, o valor fica restrito para o pagamento das parcelas. 

Interessados em verificar se há algum saldo em conta para sacar, podem realizar a consulta através do aplicativo próprio do FGTS. Também é possível consultar fora dos meios digitais, indo pessoalmente à uma agência da Caixa. 

Como resgatar os valores?
Para quem possui a Conta Poupança Digital, o depósito será realizado pelo governo automaticamente. O dinheiro é acessado de maneira 100% digital via aplicativo Caixa Tem (disponível para Androids e IOS). 

No caso de cidadãos que não são usuários, não há motivo para preocupações,  o banco criará uma conta gratuita, justamente, para o depósito. Contudo, atenção, em alguns casos, não haverá informações suficientes para o depósito, de modo que será necessário solicitar o resgate no aplicativo do FGTS. 

Por fim, é preciso enfatizar que o saque não é obrigatório, os recursos apenas estarão disponíveis. Nesta linha,  é possível pedir a devolução para a conta do fundo, isto também é feito pelo app.

Datas de depósito do FGTS extraordinário

Mês de nascimento Data de liberação dos valores
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho