Sapatos que você não deve usar com frequência

Por: Array / TPE  Data: 09/02/2019 às 17:35

Em média, uma pessoa caminha 245-292km em um ano. É, portanto, crucial que você use um par de sapatos que não danifique seus pés, já que nossos pés são responsáveis por carregar todo o nosso peso, e já estão sujeitos a uma enorme pressão diária. No entanto, muitas vezes não percebemos isso, usando todos os tipos de calçados que dificultam o trabalho dos nossos pés. Vamos dar uma olhada em seis tipos de sapatos que, embora possam estar na moda, causarão danos a seus pés.

1. Sapatos pontiagudos podem ser muito apertados

Se você tiver pés largos, pode reconsiderar o uso de sapatos pontiagudos. Estes tipos de sapatos são muito apertados e vão colocar muita pressão sobre os dedos dos pés, causando dores nos nervos e bolhas. Se você continuar insistindo nesses sapatos, eles podem causar danos duradouros nos nervos. Portanto, antes de comprar um par de sapatos, verifique se seus pés estão confortáveis ao usá-los primeiro. Talvez consiga um par maior do que o necessário e acabe sobrando um pouco atrás para que seus dedos não tenham que ficar tão apertados.

2. Os chinelos de dedo causam desalinhamento nos tornozelos

Embora os chinelos de dedo sejam ótimos para o verão, eles não são tão confortáveis assim. Eles acabam esfregando entre os dedos causando danos à pele. Além disso, usá-los frequentemente pode levar ao desalinhamento em seus tornozelos e joelhos, porque seus pés não ficam bem apoiados nesse tipo de calçado. As solas dos seus pés raramente recebem um bom apoio e as suas dores nas costas podem piorar.

3. Os saltos altos podem causar danos nos nervos

A maioria das mulheres adora usar salto alto e, embora pareçam elegantes e atraentes com eles, muitos danos podem ser causados nos seus pés. Usar saltos altos leva a entorses, unhas encravadas, danos nos nervos e dor lombar. Para se livrar desses problemas é aconselhável que você tenha certeza que seus saltos diários não são superiores a 7 centímetros.

4. Sapatos baixos colocam pressão sobre os ligamentos

Embora possa ser surpreendente, sapatos baixos podem danificar suas pernas. Isso acontece porque eles não têm nenhum suporte para o peito do pé, colocando pressão sobre a fáscia plantar – o ligamento que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés. Consequentemente, você sentirá dor nos joelhos e nas costas.

5. Tênis de corrida muito leves e macios e que podem causar trauma

Tênis de corrida só devem ser usados durante a corrida. Se você usá-los todos os dias, por parecerem confortáveis e leves, eles podem realmente danificar seus pés na hora do impacto, porque eles são muito flexíveis e macios. Em outras palavras, se você bater o pé durante a corrida, pode se machucar gravemente. Calçados esportivos com uma sola mais dura são muito mais seguros quando escorregamos ou batemos acidentalmente em algo com o pé.

6. Sapatos de plataforma atrapalham o modo de andar

Sapatos de plataforma são flexíveis e deixam os pés rígidos. Nossos pés precisam de sapatos mais indulgentes. Os sapatos que escolhemos devem repetir e reforçar o movimento dos pés e estes tipos de calçados, na verdade, fazem o contrário, indo completamente contra o mecanismo que nos faz caminhar de forma adequada. Portanto, é melhor não usar plataformas regularmente, mas apenas em ocasiões raras, como eventos especiais.