São Miguel dos Campos recebe 25 municípios para a Conferência Regional de Saúde Mental hoje

COMPARTILHE !!
Por: Assessoria  Data: 25/05/2022 às 06:21
Imagem: AlagoasWeb/arq

 
São Miguel dos Campos sediará a etapa regional da Conferência Regional de Saúde Mental, que ocorrerá no auditório do IFAL, a partir das 8 horas da manhã, desta quarta-feira (25). Após a abertura oficial, haverá  palestra com o conferencista psicólogo Ewerton Matias, Secretário Municipal de Saúde de Murici, e após a conclusão, o tema será debatido com os participantes.  

Na parte da tarde, Grupos de Trabalho formados pelos delegados representantes dos municípios discutirão propostas dos municípios relativas ao tema da Saúde Mental que serão apreciadas na Plenária Final onde também serão eleitos os delegados que irão para a etapa estadual em junho.  

Ao todo, são cinco Conferências Regionais de Saúde Mental concentradas nos municípios polos de Maceió, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Santana do Ipanema. Essas conferências são preparatórias para a Conferência Estadual de Saúde Mental que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho em Maceió e deverá reunir cerca de 400 delegados eleitos nas conferências regionais e municipais, realizadas este ano.

O presidente do CES, José Wilton da Silva explica que as conferências regionais têm o objetivo de viabilizar a participação do maior número de municípios na etapa estadual. “Sabemos que, com a pandemia, vários gestores tiveram dificuldades em realizar suas conferências, então optamos em realizar as conferências regionais para contemplar esses municípios”, disse ele.

Ele destacou que nessa etapa sediada em São Miguel dos Campos, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, e que conta com todo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da secretária Adeline Carvalho, vão participar seis municípios da 5ª Região, que são: São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela. Apenas o município de Roteiro ficou de fora.

Participam também os municípios da 6ª Região formada pelos municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, São Braz e Porto Real do Colégio, ficando de fora o município de Coruripe.

O tema principal nesta quinta Conferência é “a política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

As outras duas etapas regionais acontecerão em Arapiraca nesta quinta-feira, dia 26 e em Santana do Ipanema, no dia 31 de maio.