Samu Alagoas evita que jovem cometa suicídio pulando de ponte

COMPARTILHE
Por: Ascom SAMU/AL  Data: 28/02/2020 às 14:53
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas é acionado diariamente para prestar diversos tipos de socorro. Entre eles estão os casos psiquiátricos. E nesta quinta-feira (27) entrou uma ligação para o número 192 com uma jovem do outro lado da linha desesperada afirmando que estava prestes a tirar a própria vida na ponte do Vale do Reginaldo.

Enquanto o médico regulador da Central Maceió do Samu Alagoas ia conversando com a paciente, liberou imediatamente as equipes de Motolância e uma Unidade de Suporte Básico para o local da ocorrência.

“A jovem estava em pânico evidente, ligou para o 192 pedindo ajuda, um apoio para evitar a ação que ela queria levar à frente, a princípio, por razões ligadas a dificuldades que vem passando na vida acadêmica e pensou em tirar a vida”, disse o médico.

Ela relatou para o médico que chegou a sentar na mureta da ponte, mas nesse momento ligou para o Samu.

“Com essa informação começamos a entrar em um diálogo para afastar a paciente dos fatores de risco daquela situação. Foi por meio da conversa e pedindo para ela se dirigir até a cabeceira da ponte. Durante a ligação, tentamos tirar a ideia fixa do suicídio e reconhecer algum elemento de valorização da vida, no caso dela a família, para assim reverter a situação e, aos poucos, a jovem abandonar a ideia suicida”, relatou o médico.

Após ela ser avaliada pelas equipes da motolância e da USB, a jovem foi encaminhada para o Hospital Portugal Ramalho, no bairro do Farol.