Saiba quais aparelhos estão gastando mais energia elétrica em sua casa

COMPARTILHE
Por: Clique Vida  Data: 16/06/2022 às 07:33
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arq

Quais aparelhos da sua casa que você mais usa? Será que eles estão gastando muita energia elétrica? Economizar energia é bom para você e para o meio ambiente. Geralmente os que mais gastam energia são aqueles que têm maior potência. Mas tudo vai depender de quantas horas no dia eles serão usados.

Já pensou que às vezes passar uma peça de roupa a cada que você precisar, pode ser um gasto desnecessário. O bom é ter um dia especial só para passar a sua roupa. Quem tem chuveiro elétrico em casa, tem um vilão. Se você tomar um banho de 2 horas, o valor da sua conta de luz vai subir muito!

Veja os aparelhos que podem ter maior potência

  • Fogão elétrico – 6.000 W
  • Chuveiro elétrico – 5.500 W
  • Torneira elétrica – 5.500 W
  • Secadora de roupas – 2.000 W
  • Forno elétrico – 2.000 W
  • Máquina de lavar louça – 1.500 W
  • Forno de microondas – 1.400 W
  • Ar-condicionado – 1.000 W
  • Máquina de lavar roupa – 1.000 W
  • Ferro de passar roupa – 1.000 W

Como saber se o aparelho está gastando energia?

Para que você possa saber se o seu aparelho elétrico está gastando muita energia elétrica, será necessário medir qual o tempo em que cada um fica ligado por dia ou por mês.

A unidade de medida é o kWh (como identificado na conta de luz). Você vai precisar saber a potência do aparelho X número de dias no mês em que o equipamento ficou ligado. Neste caso, o resultado desta conta deve ser dividido por 1.000.Veja o gasto do chuveiro: no modo verão (água morna), varia de 2.100 a 3.500 watts. Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso. Então, um chuveiro com potência de 5.500 W que for utilizado por 2 horas, consumirá um total de 11 kWh (5.500w/1000 X 2 = 11 kWh).

Desta forma, você terá uma ideia do consumo de energia de cada aparelho em sua casa (por mês, em kWh).

Será um jeito de você controlar o tempo do seu banho, a forma como passa roupa, como usar o microondas e etc.

Dicas de economia

Para economizar energia veja o que você pode fazer:

Diminuir o tempo do banho: Quanto mais tempo você levar no banho, maior será o consumo de energia elétrica.

Fechar o chuveiro para se ensaboar: parece obvio, mas muitas pessoas gostam de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa.

Modo verão ou desligado: nas épocas mais quentes, deixe o chuveiro na posição verão. Se possível desligue por completo. Na indicação “inverno”, o consumo de energia é 30% maior, em média. Isso acontece porque as posições “inverno” e “verão” regulam a passagem da corrente elétrica, necessária para aquecer a água.