Saiba mais sobre as porcas rebite

COMPARTILHE
Por: Juan Antonio Fonseca Serrano  Data: 01/03/2021 às 07:08
Fonte de Imagem: Reprodução

A porca rebite é um rebite tubular com roscas internas, que pode ser instalado somente em um dos lados da peça. Como o nome já sugere, é um rebite que funciona como uma porca, ajudando a fixar o parafuso em locais de difícil acesso e também em superfícies estreitas.

Uma das principais características das porcas rebite é a habilidade de oferecer roscas internas duráveis e sem soldagem. Além de serem utilitárias, as porcas de rebite também auxiliam na otimização dos processos industriais e na contenção de custos.

No caso das porcas e prisioneiros rebite RIVKLE®, as mesmas são capazes de conectar itens de paredes estreitas com segurança e eficiência, fornecendo uma alta resistência durante o processo, e também para a instalação de rebites roscados em perfis metálicos e outros materiais de parede fina. Quando a dimensão de uma parede fina não inclui roscas cortadas, é possível contar com várias versões e tamanhos distintos da peça, ideal para cada tipo de aplicação.

Como a porca rebite roscada funciona?

A porca rebite pode ser aplicada de duas maneiras distintas, com uma rebitadeira manual ou pneumática. Seja qual for a opção escolhida, é preciso fazer um furo na superfície de aplicação. Após ser aplicada no furo, essas ferramentas servem para inserir o mandril por meio do corpo da porca e, através do uso da força, puxar parte de seu corpo no sentido oposto. Desse modo, uma parte do corpo da porca rebite é comprimida, o que causa o travamento completo do item.

Quais são as aplicações da porca rebite?

Como mencionado anteriormente, as porcas rebites são as mais indicadas para os casos que precisam de rosca em superfícies finas, pois não exigem o acesso pelos dois lados do material. Por essa razão, elas são muito usadas para a fixação de peças em caixas e tubos, e podem ser utilizada em plástico, metais, e inclusive em cerâmicas.

Devido a sua grande versatilidade, as porcas e prisioneiros rebites RIVKLE® são encontradas na indústria médica e eletrotécnica, e também com grande frequência na indústria de automóveis.

Como é feita a instalação das porcas rebite roscadas RIVKLE®?

O processo de instalação das porcas rebite RIVKLE® é bastante simples e rápido. Diferente do que ocorre com as porcas soldadas, não há o uso de temperatura durante a aplicação, o que faz com que esse processo seja eco-friendly e não contribua para a poluição do meio-ambiente.

Conheça os diferentes tipos de porcas rebite RIVKLE®

Compreenda melhor sobre os tipos de porcas rebite disponíveis e conheça a variante mais indicada para cada aplicação.

RIVKLE® Standard –  Possui diferentes formatos de cabeça, como plana e extra fina, e as extremidades do seu corpo podem ser abertas ou fechadas. Desse modo, pode ser usado em uma vasta gama de cenários.

RIVKLE® Aço inoxidável – As porcas rebites desse material possuem uma grande resistência à corrosão e à temperaturas otimizadas.

RIVKLE® Smart For Composite – Está disponível em aço e aço inoxidável, e foi concebido para fixar roscas com uma grande capacidade de carga em materiais como plástico e compósitos, sem causar danos.

RIVKLE® com haste fendida – Esse tipo de porca rebite conta com uma alta força de extração e foi criada especialmente para a montagem em paredes finas, perfis fechados e chapas, onde é necessário utilizar tamanha força de extração.

RIVKLE® Sealcote – Peça que conta com uma vedação sob a cabeça para proteger de líquidos, como a água do mar. Também é resistente à pressão e a temperaturas de até 150°C a longo prazo, e não exige uma logística diferenciada de instalação.

RIVKLE® HRT (High Resistance Thread) – Possui propriedades mecânicas mais avançadas do que o modelo de porca rebite convencional, sendo altamente resistente à corrosão. Além disso, é reciclável e sustentável.

: Juan Antonio Fonseca Serrano.Diferenças de material e formato

Como destacado anteriormente, os diferentes modelos de porcas rebite RIVKLE® são desenvolvidos em materiais como alumínio, aço e aço inoxidável. Todas essas opções se diferenciam por terem um elevado nível de moldabilidade em sua zona de compressão, o que assegura a contra rotação ideal. As porcas rebites de RIVKLE® de aço inoxidável standard, por exemplo, possuem aço inoxidável austenítico A1 ou A2, que contam com uma formação de 10% de nível e 18% de cromo.

Cada material possui benefícios específicos. O alumínio, por seu peso reduzido, oferece boa resistência à corrosão, enquanto o aço inoxidável também acumula uma ótima resistência às altas temperaturas.

O mesmo também pode ser dito em relação ao formato da cabeça e as extremidades do corpo das porcas rebites RIVKLE®. A cabeça pode ser plana, escareada, fina, ou escareada extra pequena, e a extremidade, por sua vez, pode ser aberta ou fechada. Essas diferenças são o possibilita que as porcas rebites se ajustem a qualquer aplicação e ofereçam a segurança necessária para cada caso.