Ícone do site AlagoasWeb

IMA alerta para riscos nos banhos de mar e lagoa durante período chuvoso

Riscos nos banhos de mar e lagoa durante período chuvoso
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) faz um alerta aos banhistas durante este período chuvoso: evitem tomar banho na foz de rios, praias e pontos próximos a galerias pluviais em até 72 horas após as chuvas.

Riscos nos banhos de mar e lagoa durante período chuvoso (foto: IMA)

Riscos nos banhos de mar e lagoa durante período chuvoso

Para tirar dúvidas, a população pode acessar o relatório de balneabilidade de praias, rios e lagunas feito semanalmente pelos técnicos do IMA.

Publicidade

O documento é divulgado toda sexta-feira no site do instituto (www.ima.al.gov.br), como também no aplicativo Nossa Praia, disponível para Android e iOS.

É importante ficar atento também às chuvas que ocorram no dia, porque, mesmo que o relatório aponte áreas balneáveis, o ideal é não tomar banho nos locais indicados. Além do risco de afogamentos pelo aumento no volume de água, pode haver a presença de coliformes fecais, que acarretam doenças. A água da chuva que escoa pelas galerias pluviais podem carregar ainda produtos químicos e microrganismos presentes nas ruas.

Independente da ocorrência de chuvas, três pontos em Alagoas precisam ser evitados em qualquer época do ano devido ao nível de poluição. São eles: Riacho de Águas Férreas, em Maceió; Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel e Rio Persinunga, em Maragogi.

Sair da versão mobile