A astronauta Christina Koch fará parte da tripulação da missão Artemis II, quando se tornará a primeira mulher a chegar à Lua. O lançamento está previsto para o fim de 2024 e os membros deste voo histórico foram anunciados pela NASA na segunda-feira (3) .
Além de Koch, a Artemis II conta também com o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e Jeremy Hansen, astronauta canadense que servirá como especialista da missão.
O quarteto viajará a bordo da nave Orion, que será lançada pelo foguete Space Launch System (SLS), ambos desenvolvidos pela própria NASA.
A cápsula e seus tripulantes cumprirão a missão na órbita da Lua, marcando a primeira vez que humanos chegam ao nosso satélite natural em mais de cinco décadas — desde o fim do Programa Apollo, em 1972.
Quem é a astronauta Christina Koch?
Nascida no estado de Michigan, nos Estados Unidos, Christina Hammock Koch é bacharela e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado da Carolina do Norte, atuando no desenvolvimento de instrumentos de ciência espacial e engenharia do campo científico remoto.
Ela foi selecionada para a 21º classe de astronautas da NASA em 2013 e finalizou o treinamento de candidata a astronauta em 2015. Já em 2018, foi designada para uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS), em seu primeiro voo espacial.
Koch serviu como engenheira de voo durante as Expedições 59, 60 e 61 na ISS e fez história ao chegar à marca de 368 dias no espaço, batendo o recorde de voo espacial mais longo já realizado por uma mulher.
Ela não parou por aí e protagonizou também a primeira caminhada espacial feita apenas por mulheres, quando Koch e a astronauta Jessica Meir realizaram atividades extraveiculares no exterior da ISS. Na Artemis II, ela será a especialista da missão.