Quantos dias posso atrasar uma conta antes de sujar meu nome?

COMPARTILHE !!
Por: Jornal Contabil  Data: 22/11/2022 às 12:38
Imagem: Reprodução

Atrasar o pagamento das contas é algo complicado, mas que infelizmente faz parte da vida de milhares de brasileiros, afinal, imprevistos acabam aparecendo pelo caminho e consequentemente acabam dificultando o pagamento de algumas contas.

Contudo, uma dúvida que muitas pessoas que estão com contas atrasadas tem, é sobre quanto tempo leva, ou quantos dias é possível atrasar uma conta até que ela seja negativada junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Nesse sentido, explicaremos no conteúdo de hoje, exatamente sobre esse assunto e quantos dias uma conta pode ficar em aberto até que possa ser encaminhada aos órgãos de proteção ao crédito e você ter o seu nome negativado.

Quantos dias posso atrasar uma conta?
Primeiramente, precisamos esclarecer que não existem contas específicas ou dias específicos que uma pendência pode ficar aberta sem gerar qualquer tipo de problema ao seu nome.

Como regra geral, caso você perca o prazo de pagamento de uma conta, o credor poderá comunicar aos órgãos de proteção ao crédito já no dia seguinte de atraso de sua conta.

Vale lembrar que as empresas compreendem a situação da maioria dos brasileiros, logo, antes de enviar qualquer pendência para os birôs de crédito, primeiro as empresas entram em contato para negociar a pendência sem prejuízos para ambos os lados.

No entanto, o consumidor precisa se atentar que não existe prazo certo para que as empresas te negativarem, basta um dia de atraso para que o credor possa acionar os órgãos.

Quanto tempo leva para o meu nome ser negativado?
Após o credor entrar em contato com os birôs de crédito como SPC e Serasa, você como consumidor terá 10 dias para resolver sua situação após o recebimento da carta que avisa sobre a dívida em aberto.

Essa carta pode ser enviada por e-mail, por SMS, ou até mesmo em sua correspondência, contudo, vale lembrar também que esse período de 10 dias nem sempre é o mesmo, porque o nome pode sujar assim que alguém começa a dever.

Nesse sentido, a principal recomendação que podemos dar é que, caso você tenha alguma dívida que não será possível honrar dentro do prazo, entre em contato com o credor para tentar negociar, ou ganhar mais alguns dias de prazo para pagamento.

E se a empresa me negar, qual prazo para pagar?
Caso você não consiga pagar o débito e a empresa acabe negativando o seu nome, saiba que mesmo assim é importante se preocupar com o pagamento da conta.

Afinal, enquanto o débito fica em aberto, estará havendo o acúmulo de multa e juros, o que poderá acabar dificultando e encarecendo muito o valor do débito em aberto.

Todavia, caso você consiga pagar a conta após o nome ter ficado sujo, levará em média até cinco dias úteis para que o seu nome saia da lista de inadimplentes e volte a ficar regular.