A bancada do PSL na Câmara formalizou nesta terça-feira (13) a saída de um bloco liderado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL). A sigla decidiu formar um outro grupo junto com Pros e PTB, que também desembarcaram do bloco do deputado alagoano.
Formado no começo do ano para definir os membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o bloco majoritário da Câmara passou a ser desmembrado desde que o líder do PP intensificou as articulações para ser candidato a sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa Legislativa. No fim de julho, MDB e DEM saíram do grupo liderado por Lira. Antes com 221 deputados, o bloco liderado pelo deputado do PP está agora com 136 (PP, PL, PSD, Solidariedade, PSD e Avante).
Acordo firmado no começo do ano definiu que o presidente da CMO seria o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), aliado de Maia. No entanto, Arthur Lira tenta emplacar no posto a deputada Flávia Arruda (PL-DF). A disputa é uma espécie de prévia da eleição para o comando da Câmara em fevereiro de 2021, quando o líder do PP deve enfrentar um aliado de Maia.
Dois parlamentares do PSL confirmaram ao Congresso em Foco que a sigla vai seguir o acordo firmado no início do ano e apoiar Elmar Nascimento para a presidência da CMO. O Pros também deve apoiar Elmar. Já o PTB ainda não definiu uma posição.