Prefeitura de São Miguel vai custear plantões médicos para manter funcionando pediatria da Santa Casa

COMPARTILHE
Por: Assessoria  Data: 06/07/2022 às 21:16
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

A Santa Casa de São Miguel dos Campos tomou uma decisão unilateral para o fechamento dos leitos de pediatria, que são 04, justificando a ausência de recursos financeiros.

Tomando ciência, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou um ofício à Santa Casa informando sobre os recursos que são repassados dentro do convênio que existe entre o munícipio e a entidade, aguardando o pronunciamento referente à continuidade das internações hospitalares de pediatria.

Sem o pronunciamento da entidade, a Secretaria Municipal de Saúde informou, em reunião ordinária, ao Conselho Municipal de Saúde sobre esta situação; então, o Conselho solicitou uma reunião extraordinária com os conselheiros municipais de saúde, Conselho de Modormos da Santa Casa, Diretoria da Santa Casa, Conselho Tutelar e gestão municipal. Na ocasião, foram apresentados dados técnicos referentes aos recursos que são repassados pelo Governo Federal, através da gestão municipal, e a Santa Casa apresentou os dados informando a situação financeira da entidade.

Após a reunião que ocorreu nesta quarta-feira, 06 de julho de 2022, o prefeito George Clemente, sensibilizado com a situação e sabendo a importância dos atendimentos, afirmou que vai custear os plantões dos médicos pediatras 24h (que começarão a ser contratados) através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de reabrir a Pediatria, enquanto será criada a comissão técnica que analisará e acompanhará a situação, até a Santa Casa organizar todo o serviço.

Lembrando que, antes o atendimento ocorria de segunda a sexta-feira, durante 12h por dia, mas a partir de agora, ele será realizado de domingo a domingo (através de plantões de 24h).