A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Administração e Finanças, liberou nesta sexta-feira (22), o pagamento do piso nacional de Enfermagem para os servidores públicos municipais que ocupam cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiro.
Prefeitura de São Miguel dos Campos paga novo piso nacional de Enfermagem
O prefeito George Clemente falou sobre a conquista. “É com muita alegria que anunciamos que o pagamento já está na conta. Nosso compromisso com os servidores públicos é uma prova do nosso respeito por cada um. E a área da Saúde merece esse reconhecimento! Parabéns a todos!”, declarou o prefeito.
De acordo com a Prefeitura, os servidores efetivos e contratados receberão o pagamento do piso, respeitando o limite do recurso disponibilizado pela União. O valor é retroativo referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.
Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, o pagamento do piso salarial deve ser proporcional nos casos de carga horária inferior a oito horas por dia ou 44 horas semanais.
A Portaria nº1135/2023 estabeleceu os critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras e dispõe sobre o repasse referente ao exercício de 2023. O documento estabeleceu que os recursos financeiros serão transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios.