Prefeito George Clemente e governador Renan filho realizam a entrega do cartão CRIA a 236 famílias miguelenses

COMPARTILHE
Por: Assessoria  Data: 02/02/2021 às 13:35
Fonte de Imagem: Assessoria

Ocorreu na manhã desta terça-feira (02), em São Miguel dos Campos, na Escola Municipal Professora Ana Neri Malheiro de Oliveira, a entrega do Cartão CRIA para os municípios da Região dos Tabuleiros do Sul. São Miguel dos Campos foi o município escolhido pelo Governo do Estado para sediar a primeira entrega dos cartões. O Cartão CRIA já é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, e beneficiará famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza e que possuem gestantes ou crianças de até 6 anos de vida, e que estão inscritas no CadÚnico.

O prefeito George Clemente, o vice-prefeito, Dr. Benildo Chagas, e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Vieira, recepcionaram o governador Renan Filho e o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Silvio Bulhões. A ação faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), criado pelo Estado para garantir o desenvolvimento integral da primeira infância.

Os vereadores Diney Torres, Feitosa, Jorge da Farmácia, Djanete e Naldo da Fascinante; o prefeito de Campo Alegre, Nicolas Pereira; e a gerente geral da agência da Caixa de São Miguel dos Campos, Geociene Fragoso, também fizeram parte da frente de honra. O secretário municipal de Articulação Política, Jó Clemente, a secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, a secretária municipal da Mulher, Quitéria Julião, a secretária de Infância e Juventude, Mônica Félix, o secretário municipal de Segurança Urbana, Carlos Oliveira e o superintendente municipal da SMTT, Anderson Minervino, prestigiaram a solenidade.

O Cartão CRIA será um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, e que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças. Neste primeiro momento, 236 famílias já foram cadastradas em São Miguel, com gestantes em sua composição, as quais já começarão a receber o benefício a partir do dia 15 de fevereiro.

Para o prefeito George Clemente, ser a primeira cidade a entregar os cartões, foi um motivo de orgulho. “É uma honra estar sediando esse momento. Estamos dando o primeiro passo rumo ao início de um novo tempo. A vida das gestantes e de seus filhos, com certeza, ficará melhor a partir de agora. Agradeço ao governador Renan Filho por escolher a nossa amada São Miguel dos Campos e essa nossa parceria só tem se fortalecido. Será um impacto muito positivo ao desenvolvimento da primeira infância em Alagoas; uma criança bem cuidada hoje, será um adulto mais produtivo e preparado para o mundo”, concluiu o prefeito.

O governador Renan Filho explicou a ação, que faz parte do CRIA. “Esse auxílio ajudará a milhares de famílias. Me sinto realizado em poder ajudar a tantas mães e aos seus filhos. Hoje, ouvi de algumas a importância que esse valor terá em suas casas. Sem dúvidas, esse está sendo o momento mais gratificante da minha gestão. Em Alagoas, serão 18 milhões de reais destinados por mês ao CRIA, beneficiando 180 mil mães. Estamos fazendo por quem precisa”, frisou Renan.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Vieira, esse é um momento de transformação social. “Esse projeto está com o olhar voltado às políticas públicas para a primeira fase da vida dos alagoanos. O objetivo do CRIA é dar condições para o desenvolvimento integral das crianças, além de melhorar as condições de vida das famílias, possibilitando o acesso a serviços, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade social, visando constituir uma rede de proteção social.”, afirmou a secretária.

O secretário de Assistência Social, Silvio Bulhões, deu mais detalhes referentes ao Programa. “Haverá um acompanhamento familiar de saúde e assistência social, fortalecendo as ações do Programa Criança Alagoana, do Governo do Estado de Alagoas. E o auxílio possibilitará que as famílias gerem renda no próprio município”, finalizou.

A primeira mãe miguelense a receber o cartão foi Lúcia Gomes, de 31 anos, que teve filho a 5 dias. “Estou me recuperando, mas não poderia deixar de vir. Eu, meu filho e minha família agradecemos ao governador Renan Filho e ao prefeito George Clemente. Esse programa ajudará muito a todos nós”, disse emocionada.