Por que todo mundo deveria fazer xixi sentado?

COMPARTILHE !!
Por: Canal Tech/PLos ONE/BBC/Life Hacker      Data: 30/09/2022 às 13:50
Imagem: Thananit_sEnvato

“Fazer xixi em pé ou sentado, eis a questão”, escreveria o famoso dramaturgo inglês William Shakespeare se um de seus personagens precisasse lidar com este “grande” dilema para os homens. Na ciência, bons argumentos justificam que, ao se sentar no vaso sanitário, o risco de contaminação do ambiente pela urina é menor. Além disso, em alguns casos, esta pode ser uma recomendação médica.

No entanto, a discussão é mais cultural e, depende de inúmeras variantes, como o quão limpo está o banheiro que será usado para fazer xixi sentado. Afinal, ninguém, em sã consciência, gostaria de sentar em uma privada potencialmente suja e já contaminada por inúmeros agentes infecciosos. Existe também o argumento dos preguiçosos que defendem o ato de urinar em pé, simplesmente, por ser mais rápido.

Fazer xixi em pé vai contaminar todo o ambiente

Se você trabalha com limpeza ou, pelo menos uma vez, já limpou um banheiro usado por homens, sabe duas coisas básicas:

  • Os respingos de urina costumam sujar o ambiente, mesmo que a pessoa seja cuidadosa;
  • Por estarem de pé, muitos homens podem errar a mira e fazer uma grande sujeira na hora de urinar.

Deixando de lado as experiências anedóticas — sem valor científico —, uma dupla de físicos Tadd Truscott e Randy Hurd, da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, resolveu testar, na prática, o que acontece quando pessoas fazem xixi em pé.

Com a ajuda de câmeras de alta velocidade e um dispositivo que simula a urina sendo ejetada pela uretra, os cientistas concluíram que urinar sentado é o que melhor pode ser feito para manter a limpeza de um ambiente. “Sentar-se é a melhor maneira infalível de evitar respingos indesejados em um banheiro tradicional”, reforçou Hurd para a BBC.

Na gravação, é possível observar um fluxo simulado de urina (jato transparente) que entra em uma espécie de aquário semelhante a um vaso sanitário. Em tese, tudo o que cai para fora pode ser entendido como respingos da urina que contaminam o banheiro. Este efeito indesejado é drasticamente reduzido quando se diminui a distância entre o início do jato e a privada, ou seja, quando se está sentado na hora de fazer xixi.

Urinar sentado pode ser uma recomendação médica

Contribuindo para a discussão sobre fazer xixi sentado ou em pé, um estudo holandês buscou entender se pessoas com próstata aumentada ou outros problemas que afetam o trato urinário inferior poderiam se beneficiar mais com um jeito específico de urinar. A resposta é sim — e estar sentado pode ser até um tipo de recomendação médica.

Publicado na revista científica PLos ONE, o estudo que justifica o ato de fazer xixi sentado foi liderado por pesquisadores do departamento de Urologia do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda. Para chegarem a uma conclusão, foram analisados diferentes fatores, como o tempo total gasto e a capacidade de esvaziar a bexiga (ou não).

“Analisamos as influências da mudança da postura de micção no fluxo máximo de urina, no tempo gasto para urinar e na quantidade de urina que resta na bexiga. Concluímos que a postura sentada é a melhor posição para homens com problemas de micção, por exemplo, devido ao aumento da próstata para urinar”, afirmam os autores. “Isso é clinicamente importante, porque a urina residual pode resultar em complicações como cistite e cálculos na bexiga”, acrescentam.

Por outro lado, nenhuma mudança significativa foi observada em homens saudáveis, o que torna o fazer xixi sentado ou em pé uma escolha individual, quando se analisa apenas critérios anatômicos e médicos.