Polícia Federal prende prefeito por furtar água da transposição do Rio São Francisco

COMPARTILHE
Por: Array / Diário de Pernambuco  Data: 18/12/2019 às 10:55
Fonte de Imagem: Rodrigo Silva/Arquivo DP

A Polícia Federal prendeu, ontem (17), o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (MDB), por desvio de água do projeto de transposição do Rio São Francisco. Os policiais ainda cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela 20ª Vara Federal de Salgueiro na localidade como Sítio Mulungu, no Sertão de Pernambuco.

Segundo as investigações da PF, nessa propriedade ocorria a retirada de água da barragem do canal do São Francisco através de bombas elétricas. De acordo com a PF, o terreno avançava para uma área de propriedade da União. Todo o material utilizado para bombeamento de água foi apreendido.

O prefeito foi encontrado na localidade e levado para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro. Clebel Cordeiro foi autuado por invadir terras da União com intenção de ocupá-las e furto de água. Os crimes variam de 6 meses a 4 anos de reclusão. Durante interrogatório, o político informou que não tinha conhecimento de que era proibido usar e retirar a água da barragem Mangueira e que devido a esse desconhecimento retirava a água e usava para irrigar as plantações de maracujá, manga e limão e que tem consciência que não havia invadido as terras da União e alegou que houve um processo de desapropriação da terra antes do início das obras da transposição do Rio São Francisco.

As investigações começaram, através de uma notícia crime encaminhada para o Ministério Público Federal o qual solicitou um Mandado de Busca e Apreensão no local. O prefeito será encaminhado nesta quarta-feira para realizar Exame de Corpo de Delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e em seguirá para a audiência de custódia, onde será decidido pela confirmação da prisão preventiva ou liberação para que responda o processo em liberdade.