Polícia Federal autoriza porte de arma para Guarda Civil Municipal São Miguel dos Campos

COMPARTILHE
Por: AlagoasWeb com Ascom GCM/SMC  Data: 27/11/2020 às 10:35
Fonte de Imagem: Ascom GCM/SMC

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Miguel dos Campos, recebeu nesta quinta-feira (26), a autorização da Polícia Federal para o porte de arma de fogo dentro e fora de serviço no limite territorial do Estado de Alagoas.

70 GCMs estão aptos (com número do porte (SINARM)), conforme a PF.

Para obter o porte de arma, a Guarda Municipal passou por um intenso treinamento com duração de 579 horas, ministrado único e exclusivamente por instrutores da própria GMC miguelense.

Os instrutores passaram por um rigoroso edital de prova de títulos e possuem altos níveis de qualificação técnica nas diversas áreas do conhecimento que envolve, diretamente: primeiros socorros, procedimentos operacionais padrão, defesa pessoal, legislação de trânsito, armamento e tiro.

Os instrutores de armamento e tiro também são institucionais, devidamente avaliados e autorizados pela Policia Federal (PF).

Diante do exaustivo tempo de horas/aulas, 160hs foram destinadas a matéria de armamento e tiro, proporcionando condições para que todos os alunos pudessem aprender sobre balística, arma de fogo, fundamentos do tiro, regras de segurança e outras matérias ligadas à área.

Nas aulas práticas, os guaras efetuaram disparos com diversos armamentos e calibres, a exemplos de, revolveres calibres 38 e 357, pistolas 380 e 9mm e espingarda calibre 12.

O curso foi realizado pelo Departamento de Ensino e Projetos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, que tem como secretário, o cel. PM Mario Jorge dos Santos.

A autorização para o porte de arma de fogo é um sonho antigo da GCM miguelense, uma corporação que se tornou referência em Alagoas por seu alto padrão e agora, com a formação, leva o sonho adiante, para que outros municípios alagoanos formem suas Guardas e fortaleçam a segurança pública.

O Curso de Formação foi possível mediante o esforço do prefeito Pedro Ricardo Jatobá (Pedoca) e do secretário de Administração e Finanças do município, Thiago Alves.

Uma nova turma, com outros 60 servidores da pasta de segurança, deve ser iniciada na segunda quinzena de janeiro de 2021. Outras, subsequentemente, devem contemplar todo o efetivo da Guarda Civil Municipal de São Miguel dos Campos.