Peritos Criminais mais uma vez se mobilizam em prol da persecução penal

COMPARTILHE
Por: Ascom Poal/AL  Data: 17/02/2022 às 14:15
Fonte de Imagem: Poal

O Instituto de Criminalística (IC) da Perícia Oficial de Alagoas realizou o primeiro mutirão de balística de 2022. Na ação foram realizados exames em cerca de 85 revólveres de diversas marcas, modelos e calibres, e em inúmeros cartuchos de munição de diferentes calibres. 

O mutirão coordenado pelos peritos criminais Paulo Rogério e Suely Maurício, contou com a participação espontânea de sete peritos criminais. Tal ação visa otimizar os serviços prestados pela Perícia na área de Balística Forense, reduzindo o passivo e melhorando a tempestividade. 

O material analisado pelos peritos são frutos de apreensões e fazem partes de inquéritos policiais. O resultado dos exames realizados durante o mutirão são de extrema importância para o andamento e conclusão de investigações de crimes de roubos, porte e posse de arma de fogo e de crimes contra a vida (homicídios, feminicídios e latrocínios). 

Entre os exames realizados estão o de identificação, eficiência, e funcionamento de armas de fogo, e exames de eficiência da queima de carga propelente (pólvora) e percussão da cápsula de espoletamento das munições. A conclusão da análise desse material gera um laudo pericial que é encaminhado para a delegacia responsável pela investigação.

A Chefia Especial do IC parabeniza a todos os participantes voluntários por contribuírem com o avanço dos serviços prestados à sociedade.