Parcelamento no PIX, veja como funciona e como utilizar

COMPARTILHE
Por: Jornal Contábil  Data: 07/04/2022 às 11:02
Fonte de Imagem: AlagoasWeb

Após cair rapidamente no gosto dos brasileiros o Banco Central (BC) vem tratando de modernizar e aprimorar cada vez mais as funcionalidades do sistema.

Dentre os aprimoramentos do PIX, uma novidade divulgada pelo BC diz respeito ao PIX Parcelado, opção liberada para alguns bancos e fintechs que permite aos usuários parcelarem os pagamentos via PIX.

O que é o PIX parcelado
O PIX parcelado é destinado aos consumidores que querem realizar um pagamento instantâneo, mas que não possuem dinheiro em conta para realizar a transferência.

De forma prática, no momento em que o cidadão for transferir determinada quantia para uma pessoa, essa pessoa solicita o dinheiro “emprestado” para o banco e escolhe em quantas parcelas vai querer pagar o saldo devedor.

Esse parcelamento terá juros por se tratar de uma espécie de empréstimo e o consumidor terá a possibilidade de parcelar esse PIX em até 24 vezes.

Vale lembrar que quem estiver recebendo o PIX receberá o valor em sua integralidade, onde, os juros serão arcados por quem enviou o montante e contratou a modalidade de PIX parcelado.

A nova função deverá ter regras mais claras definidas muito em breve pelo Banco Central, contudo, o uso da ferramenta já está sendo disponibilizado pelo Santander, PicPay e Mercado Pago.

Condições do PIX Parcelado pelo Santander
No caso do banco Santander, o PIX Parcelado ganhou o novo de Divida o seu PIX. A opção está disponibilizada através do aplicativo do banco e conta com as seguintes condições:

  • Valor mínimo o PIX parcelado de R$ 100 e máximo a depender de cada cliente;
  • Parcelamento em até 24 vezes para pagar;
  • Taxa de juros que partem de 2,09%
  • Possibilidade liberada para pessoas físicas e jurídicas.

Condições do PIX Parcelado pelo PicPay
O PIX Parcelado também está disponível pela carteira digital PicPay, a nova função terá as seguintes condições:

  • Utilização do limite do cartão de crédito para realização do PIX;
  • Parcelamento da transferência em até 12 vezes;
  • Para solicitar a função o cliente precisa digitar o valor, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar ou adicionar o cartão de crédito para parcelar o PIX.

Condições do PIX parcelado pelo Mercado Pago
A carteira digital do Mercado Pago, ligada ao Mercado livre também já oferece o sistema do PIX Parcelado. A novidade pode ser utilizada por quem busca uma linha de crédito pré-aprovado na instituição. Confira as condições:

  • Possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes;
  • Valor mínimo para utilização do serviço de R$ 15;
  • Os interessados precisam selecionar como forma de pagamento o QR PIX, seja para compras pela internet ou compras físicas de vendedores que possuem a maquinha de cartão do mercado pago.

Nota! O consumidor precisa estar ciente que, enquanto utiliza o cartão de crédito para parcelar o PIX, o mesmo só arca com os juros se não pagar a fatura em dia. Já no caso do PIX parcelado haverá incidência de taxas.