O que não irá abrir no feriado desta quarta, dia 12

COMPARTILHE !!
Por: Agências  Data: 11/10/2022 às 14:52
Imagem: Reprodução

Nesta quarta-feira (12) o povo brasileiro terá uma pausa no meio da semana, pois, será celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O dia comemorativo também é reconhecido como dia das crianças. 

Em suma, o Feriado Nacional é motivo de comemoração em várias cidades do país, inclusive, a expectativa em Aparecida (cidade onde existe a basílica da Santa), é de contar com a visitação de milhares de fiéis. 

Contudo, não serão todos os estabelecimentos que irão aderir à paralisação do próximo dia 12 de junho. Em geral, comércios relacionados aos chamados serviços essenciais (alimentação, saúde, etc), costumam estar abertos no feriado, ainda que alguns implementem o horário reduzido. 

Sendo assim, até um determinado horário ainda é possível encontrar supermercados abertos e acessar serviços atrelados à saúde como o feito por hospitais e unidades de pronto atendimento. No entanto, o mesmo não acontece com outros estabelecimentos, como bancos e shoppings. 

O que não vai funcionar nesta quarta-feira?

  • Bancos: As agências bancárias não funcionarão nesta quarta, dia 12, mas o atendimento ao público voltará a funcionar normalmente a partir do dia 13 (quinta-feira), em todas as localidades. Entretanto as áreas com autoatendimento ficarão disponíveis a todos. Dessa forma será possível que contas de água, telefone, energia etc, com o vencimento no dia do feriado, poderão ser pagas sem o acréscimo no próximo dia útil. 
  • Lotéricas: As loterias da Caixa Econômica Federal teram além de seu funcionamento suspenso, a suspensão também dos sorteios.
  • Shoppings: Funcionarão de acordo com horários de domingos e feriados, que é de que é das 14h as 22h para as lojas e das 11h as 23h para as praças de alimentação.
  • Correios: Estarão fechadas as agências do correio neste dia 12, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira dia 13. 
  • Mercados e feiras livres: As feiras livres irão funcionar normalmente nesta quarta-feira, já os mercados poderão se programar para funcionar em horários diferentes, portanto é bom ficar atento. 

Quantos feriados ainda restam em 2022?
Ainda neste ano, teremos mais 4 feriados nacionais, entretanto, 2 deles caem em dias de sábado ou domingo, o que para algumas pessoas já representa o descanso semanal. Nesta reta final do ano de 2022, também teremos 2 pontos facultativos, mas ambos serão celebrados nos dias de sábado. 

Muitas pessoas confundem feriados nacionais e pontos facultativos, quando na verdade são modalidades bem distintas, especialmente em relação a dias de folga, pagamentos adicionais ou descontos no salário. 

Em suma, nos pontos facultativos o empregador/empresa pode optar por dar ou não o dia de folga para seus funcionários, já em feriados nacionais, é dever do empregador fornecer este dia de descanso ao trabalhador brasileiro, ou fornecer uma folga futura, ou implementar o acréscimo no salário, conforme previsto nas normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Calendário de feriados nacionais

Datas em 2022 Dia da semanaFeriado
12 de outubroQuarta-feiraNossa Sra Aparecida 
2 de novembroQuarta-feiraFinados 
15 de novembroTerça-feiraProclamação da República 
25 de dezembroDomingoNatal 
31 de dezembroSábadoVéspera do Ano Novo 2023 

Calendário de pontos facultativos 

Datas em 2022 Dia da semanaPonto facultativo 
10 de outubroSegunda-feiraDia do servidor público (antecipação do dia 28 de outubro) 
24 de dezembroSábadoVéspera de Natal