Número de atingidos pelas chuvas passa de 3.200 em Alagoas

COMPARTILHE
Por: Agência Alagoas  Data: 27/05/2022 às 06:10
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arq

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec) divulgou, no final da tarde desta quinta-feira (26), a atualização do número de desabrigados e desalojados em razão das fortes chuvas que caem em Alagoas desde a última terça-feira (24). Os 33 municípios mais atingidos pelo temporal já somam 1.655 desabrigados e 1.623 desalojados. A população total atingida chega a 3.278.

A situação mais crítica é a de São Miguel dos Campos. O município está com 525 pessoas desabrigadas e 432 desalojadas. Em Coruripe, o número de desabrigados também preocupa. Lá, 261 pessoas tiveram suas residências atingidas e ficaram sem abrigo. Já Rio Largo está com 227 pessoas desabrigadas. O município de Penedo já contabiliza 201 pessoas afetadas pelas chuvas, sendo 129 desabrigadas e 72 desalojadas. Santa Luzia do Norte também passa do número de 100 afetados. 

Equipes da Defesa Civil de Alagoas estão de prontidão, atentas e monitorando os municípios atingidos pelas chuvas. Orientações e apoio também são dados às prefeituras e coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Isso inclui a realização de vistorias técnicas e notificações dos moradores para que se retirem dos imóveis localizados em áreas de risco.

Donativos
A Defesa Civil estadual iniciou, nesta quinta-feira (26), uma campanha de arrecadação de donativos para as centenas de desabrigados das chuvas que atingiram dezenas de cidades em Alagoas. A ação conta com o apoio da Cruz Vermelha, que fará a coleta do material e a posterior distribuição. As doações podem ser entregues na sede da Cruz Vermelha, no bairro da Jatiúca, em frente ao Maceió Shopping.

Decreto
O governador Paulo Dantas assinou, nesta quinta-feira (26), o decreto de situação de emergência em 33 municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas registradas nos últimos dois dias em Alagoas. O decreto será publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, a partir das 20h, e é válido pelo período de 180 dias.

Os municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas em Alagoas são:

Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.