Já está valendo novo teto para empréstimos consignados do INSS

Por: Olhar Digital  Data: 24/10/2023 às 06:01

O novo teto de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS – reduzido pelo governo para 1,84% – vale a partir desta segunda-feira (23). A redução veio após o Banco Central cortar a Selic, a taxa básica de juros da economia, para 12,75% ao ano.

Já está valendo novo teto para empréstimos consignados do INSS
Já está valendo novo teto para empréstimos consignados do INSS

Já está valendo novo teto para empréstimos consignados do INSS

Para quem tem pressa:

  • O novo teto de juros para empréstimos consignados a beneficiários do INSS, reduzido pelo governo para 1,84%, vale a partir desta segunda-feira (23);
  • O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade disponível para beneficiários do sistema previdenciário público, como aposentados e pensionistas, com parcelas descontadas diretamente do benefício ou salário;
  • A taxa de juros mensal caiu de 1,97% para 1,84%, e a do cartão de crédito consignado de 2,83% para 2,73% ao mês;
  • O valor máximo para o empréstimo é de 45% da renda, sendo 35% para empréstimo, 5% para cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício;
  • Além da redução do teto, foram implementadas regras para garantir transparência nas informações fornecidas aos beneficiários.

Quem decide os juros é o Conselho Nacional de Previdência Social, órgão que se reúne periodicamente para analisar o cenário do país e cuidar da gestão previdenciária. Além da redução do teto, foram determinadas regras de transparência nas informações a serem prestadas aos beneficiários.

É possível verificar tudo isso na plataforma “Meu INSS” – dá para acessar pelo computador e pelo celular (tem aplicativo para Android e iPhone). É preciso fazer o login com a conta gov.br com CPF e senha.

Divulgação

Consignado do INSS e novo teto de juros
O consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma modalidade de empréstimo pessoal. Ela está disponível para beneficiários do sistema público previdenciário – por exemplo: aposentados e pensionistas.

As parcelas são descontadas na folha de pagamento, porque as parcelas são deduzidas diretamente do benefício ou salário do segurado do INSS. Isso acontece por se tratar de um empréstimo consignado e associado ao seguro social.

A partir desta semana, a taxa de juros mensal cai de 1,97% para 1,84% ao mês, enquanto a taxa para o cartão de crédito consignado foi de 2,83% para 2,73% ao mês.

Dá para consultar as taxas de juros praticadas pelos bancos – que estão proibidos de ofertar esse serviço com taxas superiores aos novos tetos – na página do INSS. É importante ressaltar que as médias das taxas de juros apresentadas no “Meu INSS” são as praticadas no dia anterior.

O valor máximo para o empréstimo consignado é de 45% da renda. Do total, 35% são para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, criado em 2022.