Um novo exame de sangue desenvolvido pela Grail é capaz de descobrir mais de 50 tipos de tumores por meio de amostra de sangue. A iniciativa da empresa deverá facilitar o diagnóstico de forma precoce, com melhores chances de recuperação do câncer.
O exame investiga sinais de células tumorais na amostra. O DNA das células é rastreável no sangue, mesmo quando morrem após saída do organismo humano.
Galleri é um teste de detecção precoce de câncer múltiplo (MCED) que procura sinal compartilhado em mais de 50 tipos de câncer via simples coleta de sangue. Muitos desses cânceres não são comumente rastreados por hoje e, de outra forma, podem passar despercebidos antes que os sintomas apareçam.
Grail, em anúncio no site oficial do exame
Confira alguns dos tipos de câncer que o exame é capaz de detectar:
- Câncer de ânus;
- Câncer de útero;
- Câncer de mama;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de colo de útero;
- Câncer de intestino;
- Câncer de próstata;
- Melanoma da pele;
- Sarcoma de Partes Moles da Cabeça.
O teste já está disponível há 18 meses nos Estados Unidos. A próxima etapa será a prova de eficácia desenvolvida pelo NHS (Serviço Nacional de Saúde), e ocorrerá na Inglaterra. Cerca de 140 mil pessoas com idades entre 50 e 77 anos se ofereceram para participar do teste após receberem carta-convite, afirmou o NHS.
“Obteremos os primeiros dados deste ensaio no ano que vem e, se esses dados parecerem bons, eles [os agentes do NHS] estenderão o projeto para um milhão de pessoas nos próximos anos”, afirmou Harpal Kumar, presidente da divisão europeia da Grail.