Novas leis de trânsito entram em vigor e pegam motoristas de surpresa; veja alterações

COMPARTILHE !!
Por: Agências  Data: 15/01/2023 às 10:38
Imagem: AlagoasWeb/Arq

Legislação de Trânsito já existe a muitos anos, contudo, é normal que com o passar do tempo ela passe por novas alterações, de modo a garantir sempre um aprimoramento das leis e também se adequar ao cenário atual.

Dessa maneira, os motoristas precisam se atentar as novas mudanças para não serem pegos de surpresa. Afinal, da mesma forma que descumprir alguma regra pode gerar penalidades, existem outras regras que podem facilitar a vida dos motoristas.

Pensando nisso, nesse artigo nós vamos abordar três importantes regras de trânsito que recentemente passaram por mudanças, para que você possa se beneficiar e entender as alterações para se precaver de possíveis penalidades.

Novas regras de trânsito
Três recentes alterações de trânsito que podem pegar os motoristas desprevenidos versam sobre as novas exigências para uso de insulfilm nos veículos, a utilizam dos faróis durante o dia e a polêmica questão sobre avançar ou não o sinal vermelho.

No caso do insulfilm foi definido que a quantidade de luz que passa pelo material não pode ser menor que 70%, independente de sua cor, isso para os vidros do para-brisa e demais áreas envidraçadas necessárias para à dirigibilidade do veículo. Além disso, películas espelhada ou opaca estão proibidas.

Com relação às bolhas nos insulfilms a tolerância agora é zero, ou seja, se sua película está com bolhas, saiba que você poderá ser multado e ainda ter o veículo retido pelo órgão fiscalizador.

Com relação ao uso dos faróis durante o dia, ficou definido que só é preciso utilizar o mesmo em rodovias de pista simples. Já veículos que contam com sistema de iluminação diurna DRL, não precisam ligar os faróis durante o dia, nem mesmo em pista simples.

Polêmica de avançar o sinal fechado
Durante a noite ou em locais mais inseguros, é normal que os motoristas optem por avançar o sinal fechado, sob risco de se proteger e proteger quem está no veículo.

Todavia, saiba que mesmo que haja um grande debate sobre isso, quem avança o sinal vermelho, independente do horário ou do perigo do lugar, poderá, sim, ser multado.

Todavia, apesar disso, ocorreu uma recente alteração que permite aos motoristas avançarem o sinal vermelho. Essa possibilidade ocorre quando o motorista for convergir exclusivamente a direita, desde que haja sinalização adequada que permita a manobra.

Essa possibilidade já existia em diversos países e, agora, chegou para ser permitida no Brasil, mas lembre-se, só é possível avançar o sinal vermelho para quem vai virar à direita e desde que haja sinalização adequada que permita a conversão.