Mutirão do Detran realiza 160 exames práticos de direção veicular em São Miguel dos Campos

COMPARTILHE !!
Por: Ascom Detran  Data: 02/12/2022 às 13:40
Imagem: Leandro Santos/Ascom Detran

Com o objetivo de reduzir a demanda de exames práticos de direção veicular no interior, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) organizou uma força-tarefa em São Miguel dos Campos e ofertou 160 vagas para candidatos nas categorias A, B e D, simultaneamente, durante a manhã de quinta-feira (1º).

O mutirão aconteceu no Loteamento Rui Palmeira e cinco examinadores se revezaram para assegurar que 60 vagas extras fossem abertas em um único dia. Foram realizados 50 exames para a categoria A, 90 para B e 20 para D.

Segundo o chefe de articulação regional do Detran, José Williams da Silva, o empenho da equipe foi essencial para a conclusão do trabalho. “Rotineiramente, essa equipe faz uma média de 100 exames diários de apenas uma categoria. Dessa vez nos organizamos para atender três categorias e acelerar a realização das provas para beneficiar os usuários que aguardavam ansiosamente pela conclusão do processo de habilitação”, disse.

Desde o mês de junho, o grupo de examinadores que atua no interior do Estado está intensificando os trabalhos em diversos municípios, como União dos Palmares, Piranhas, Coruripe e Penedo. A prioridade tem sido para as localidades com maior demanda de exames, mas as vagas podem ser preenchidas por candidatos de todo o Estado, desde que façam a opção por alguma cidade do interior na hora da marcação da prova.

O mutirão em São Miguel dos Campos foi realizado em parceria com a prefeitura, que organizou o espaço com toda estrutura solicitada pelo Detran. “O município entende que essa iniciativa facilita a vida da população de São Miguel e de toda região, por isso teve todo nosso apoio. Queremos parabenizar o Detran e reafirmar que a prefeitura se coloca à disposição para contribuir sempre que possível com essas ações”, afirmou o secretário de Comunicação e Eventos, André Vieira, que representou o prefeito George Clemente.

O diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão, destacou o compromisso do órgão em colocar em dia a realização de exames práticos. “Infelizmente, a pandemia nos obrigou a suspender algumas provas, e isso acabou gerando uma demanda reprimida intensa. Mas estamos tentando de todas as formas sanar o problema. Reabrimos o SAC Petrópolis, em Maceió, e recrutamos todos os nossos servidores com curso de examinador para atender os usuários. Agora, realizamos este mutirão e ainda pretendemos fazer outros. Por isso, o número de exames realizados este ano já é bem superior ao do ano passado”, esclareceu.

Segundo a Chefia de Controle de Condutores, em 2021 foram aplicados 49.305 exames para a categoria B. Este ano, o número saltou para 77.506. Mesmo diante da prorrogação do prazo dos processos de 1ª habilitação para 31 de dezembro de 2023, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a expectativa do Detran Alagoas é de continuar acelerando a realização dos exames e um novo mutirão no interior já está sendo programado para o mês de janeiro.