Morre Rosa Virginia, autora da bandeira de São Miguel dos Campos

COMPARTILHE !!
Por: AlagoasWeb com Ernande Bezerra de Moura  Data: 15/01/2023 às 09:16
Imagem: Reprodução

Faleceu no sábado, dia 14, a arquiteta e autora da bandeira do município de São Miguel dos Campos, Rosa Virginia de Sá Bonfim, aos 76 anos.

Rosa Virgínia, como era mais conhecida, nasceu  na fazenda Retiro, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, ela era filha de do ex-prefeito Júlio Soriano Bomfim e de dona Maria Ivone de Sá Bomfim.

Cursou o primário no Instituto Imaculada Conceição em São Miguel dos Campos. Colégio do qual foi uma das alunas fundadoras (1955 à 1958). Aos 11 anos de idade, prestou o exame de admissão no Colégio Santíssimo Sacramento em Maceió e ali cursou todo o segundo grau, do ginásio ao científico (1959 à 1965).

Em 1957 foi aprovada no concurso de vestibular de arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre 1972 à 1978, trabalhou como profissional autônomo quando elaborou e participou de vários projetos de arquitetura e urbanismo, entre eles, o de urbanização da Praia de Pajuçara em Maceió. Em 78, foi contratada pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARP, como arquiteta.

Em junho de 1980, casou com Francisco de Assis de Albuquerque Vanderlei, Pernambuco, assinando o nome de Rosa Virgínia Bomfim Vanderlei e com qual teve dois filhos: Felipe e Suzana, ambos nascido no Recife.